Geral

Obra de canalização inacabada causa transtornos em Santa Cruz, afirma vereador

Publicado em: 21 de maio de 2025 às 18:00
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Parlamentar apresentou relatos de moradores do Bairro Independência

    Moradores da região do Bairro Independência, em Santa Cruz do Sul, voltaram a enfrentar problemas com alagamentos durante as últimas chuvas. O motivo, segundo informações levadas à tribuna da Câmara de Vereadores nesta semana, são pendências de uma obra de canalização às margens da BR-471. Luizinho Ruas (PSB) usou seu tempo de fala no Plenário Nilton Garibaldi para cobrar providências do Executivo.

    O parlamentar relatou que a situação vem se arrastando desde uma intervenção feita por gestões anteriores. “O governo passado abriu a valeta. Ficaram de voltar e colocar os canos. Ajudou muito essa valeta aí, assim como está, mas com os canos 100% ia ajudar. Agora, como não foram colocados os canos e está cheio de galhos e coisa ali dentro, com essa última chuvarada, entrou água para dentro das casas do pessoal de novo”, disse.

    Luizinho afirmou que esteve no local, ainda em 2023, durante uma das ocorrências anteriores, quando a água entrou nas casas à noite, e que a Prefeitura da época chegou a iniciar uma obra emergencial, mas que não foi finalizada. “Logo que entrei de secretário [de Serviços Públicos] no governo passado, era 11 e meia da noite. Eu fui até o local, fui chamado, levantei da cama e fui atender por causa desse caso”, explicou.

    O vereador anunciou que pretende se reunir com o secretário de Obras, Francisco Carlos Smidt, para discutir possíveis soluções para o problema enfrentado pelos moradores. Ele também solicitou que a Secretaria de Serviços Públicos realize a limpeza da vala, atualmente obstruída por galhos e entulhos, o que, no entendimento de Luizinho, tem agravado o risco de novos alagamentos na região em chuvas mais intensas.

    Outro ponto levantado foi o descarte irregular de lixo próximo a uma parada de ônibus da região. Luizinho criticou o comportamento de parte da população. “Colocam lixo do lado da parada de ônibus. Isso, gente, é incrível. Tem uma placa dizendo que é proibido colocar lixo. Eu vou pedir, se a pessoa que está colocando lixo está me escutando agora, por favor, pode ter barata, pode ter rato, levar mosquito para a sua casa”, falou.