SANTA CRUZ

Equipes Atlântis, Chaparral e Cometa dão show na abertura do 38º Torneio de Integração do Mauá

Publicado em: 21 de maio de 2025 às 16:39
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Regina Colombelli
    compartilhe essa matéria

    Comunidade escolar prestigiou cerimônia no Ginásio Poliesportivo Arnão

    Uma noite para ficar marcada na história de 155 anos do Colégio Mauá. Assim pode ser definida a cerimônia de abertura do 38º Torneio de Integração, realizada nesta terça-feira, 20, no Ginásio Poliesportivo Arnão, no Parque da Oktoberfest. O evento, que reuniu alunos, pais, professores, funcionários e comunidade, foi abrilhantado pelas apresentações artísticas dos departamentos de música, dança e ginástica e pela performance das torcidas das equipes Atlântis, Chaparral e Cometa, que até o dia 30 de maio disputam os jogos de integração da maior escola particular do município.

    “Gratidão é a palavra. Obrigada pela confiança no nosso trabalho. Que tenhamos uma competição saudável , com muitas alegrias, celebrando o esporte, a integração e a amizade. Declaro aberto o 38º Torneio. Viva!”, enfatizou o diretor Geral, Nestor Raschen.

    Inspirada no tema “Raízes que sustentam histórias e inspiram futuros”, que celebra os 155 anos do Colégio Mauá, a solenidade teve, entre os momentos marcantes, a entrada das bandeiras, conduzidas pelos líderes: Gabriel Reis e Nina Swarovski Moraes, do Chaparral; Davi Knak e Erica Lemes Puntel, do Cometa; e Anthar Santos Gunther e Pietra de Paula Pellegrini, do Atlântis. O juramento do atleta foi conduzido por dois estudantes multi campeões em suas modalidades: Ricardo Arend Sobreiro, no Atletismo, e Renata Bianchi Moreira, na Natação.

    Nas apresentações da noite, destaque para o Conjunto Instrumental, sob a coordenação de Gislaine Thomas Guedes da Luz e regência de Simone Mohr. Uma das músicas apresentadas foi o Hino do Mauá, cantado pelos alunos Maria Carolina Fischer Campagner (Chaparral), Luiza Tornquist Sanches (Cometa) e Pedro Basso Carneiro (Atlântis). Já a condução das medalhas e troféus coube aos atletas da Ginástica Rítmica: Gabriela Lima Knack, Martina Jordan Rech e Yohanna Sabin Linck.

    Após a performance das equipes na torcida, que contabilizou pontos para o resultado final, quem fez a alegria do público foi o carismático Mauazito, símbolo máximo da alegria e mascote dos Jogos de Integração. Na sequência do espetáculo, um show de ritmo, beleza e técnica nas apresentações dos departamentos de Ginástica Rítmica, Dança e Ginástica de Trampolim. No final, a apresentação do novo jingle do Colégio Mauá, alusivo aos 155 anos.

    Fogo simbólico – O encontro de gerações marcou a entrada do fogo simbólico, reforçando o compromisso com aqueles que vieram antes e com quem virá para seguir esta história. Se alternaram na condução da chama a ex-professora do Colégio Mauá, Iria Bender; sua filha, Betina Bender, ex-aluna e atleta do Colégio Mauá; e os netos Paolla Bagatini, também ex-aluna e atleta Campeã da Ginástica Rítmica, e Pedro Bagatini, aluno do 1º ano do Colégio Mauá.

    Homenagem – Durante a cerimônia da criação da entidade mantenedora da escola (Schulgemeinde), a criação da escola (Deutsche Schule) e o aluguel de duas salas de aula foram destacados como o início da trajetória do Mauá. Para simbolizar as pessoas da comunidade que se empenharam na tarefa de cuidar da escola por mais de um século e meio, a Bandeira do Colégio Mauá foi conduzida por presidentes da Mantenedora de diferentes épocas: Hildo Ney Caspary, Léo Schwingel e Aline Jackisch.

    Os jogos seguem até o dia 30 de maio, envolvendo os 2,3 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. As modalidades em disputa incluem futebol 7 e de campo, atletismo (saltos, lançamentos e arremessos), basquete, vôlei e xadrez. Pais e responsáveis também são convidados a participar das atividades, promovendo ainda mais integração. A programação ainda conta com um show artístico no dia 28 de maio, às 19h30, no Teatro do Colégio Mauá, e com a cerimônia de encerramento marcada para o dia 30, às 14 horas, no ginásio da escola.

    Solidariedade – Um dos pilares do Torneio de Integração do Mauá é a Campanha Solidária, coordenada pelas equipes participantes. Neste ano, a ação visa arrecadar alimentos não-perecíveis, com foco em óleo de cozinha, leite, macarrão, arroz, feijão, farinha, café solúvel e açúcar. A iniciativa reforça o compromisso da escola com a formação cidadã e a responsabilidade social.