Colunista

Luciano Almeida

Bastidores do futebol

Vida sendo retomada, ambições comprometidas

Publicado em: 21 de maio de 2024 às 15:00
compartilhe essa matéria

A vida começa a ser retomada. Mas pensando no impacto que a paralisação total das atividades, aí incluídos os treinamentos, a recuperação clínica e física e os jogos, no desempenho e na performance da Dupla Grenal (e também do Juventude) não parece exagero afirmar que a temporada e as principais ambições de ambos estão comprometidas.

Recomeço.  A Dupla Grenal voltou aos treinamentos. O Grêmio, em São Paulo, no CT cedido pelo Corinthians, se prepara para retomar sua participação na Libertadores na próxima quarta-feira, dia 29. O jogo contra o The Strongest será no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, cedido pelo Coritiba.

Já o Inter, que voltou aos treinos no meio da última semana, no Parque Esportivo da PUC, deve se mudar para Itu, em São Paulo. Lá vai treinar e tentar se recondicionar. No seu primeiro jogo na volta à Sulamericana, contra o Belgrano, na terça-feira, dia 28, justamente o Novele Junior, na cidade do interior paulista, deve ser a casa colorada. Para os jogos seguintes, ainda há indefinições por parte da direção do Inter.

Interrupção. Com algum atraso e mesmo só depois de passado o epicentro do furacão que o estado viveu, a CBF decidiu suspender duas rodadas do Campeonato Brasileiro. A medida atende a uma maioria que se formou entre os clubes da Série A, que entenderam que a sequência da competição sem três de seus participantes acarretaria um desnivelamento técnico em todo o campeonato.

O impacto da parada. Grêmio e Inter vinham em ritmo de competição. Um calendário, é bem verdade, muito cheio, com jogos duas vezes na semana e que já cobrava um preço alto. Até a parada, foi grande a quantidade de lesões, especialmente musculares, nos dois times. No entanto, a paralisação, a forma e as razões como, de um dia para o outro, os dois ficaram impossibilitados de jogar e de treinar, devem causar severos prejuízos ao longo da temporada.

O primeiro deles é a absoluta falta de previsão sobre quando poderão voltar a mandar jogos em suas casas, com o apoio de seus torcedores, onde são quase hegemônicos. Beira-Rio e Arena foram severamente castigados em seus gramados e em suas estruturas e estima-se que em menos de 90 dias não seja possível sequer pensar em jogos nos dois estádios. Logo, passar todo este tempo jogando longe de seu ambiente deve causar importante prejuízo técnico.

Como trará prejuízo uma logística muito atribulada e nada convencional, com viagens complicadas e trabalho em locais diferentes, longe do que estão acostumados. A parte física certamente será afetada, com uma quebra de ritmo difícil de recuperar no curto espaço de tempo. Por fim, é impossível imaginar jogadores inteiramente concentrados, focados e mentalmente fortes para os jogos e as competições, em meio ao caos que ainda se vive e depois de tudo que vivenciaram.

Temporada comprometida. Pensados todos estes fatores e a forma como tudo o que se vive no Rio Grande do Sul impacta em Grêmio e Inter, não parece exagero afirmar que a temporada e as principais ambições de ambos estão comprometidas. O esporte e a disputa de alto rendimento exigem regularidade e excelência de performance.

Quem não lembra do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que liderava a prova da Maratona das Olimpíadas de Atenas (2004) quando, pouco antes da chegada, foi atacado por um ex-padre irlandês que invadiu a área de competição. Bastou um instante de quebra de ritmo, para ele perder uma disputa que parecia assegurada. No futebol, ao menos no nível e com a grandeza das ambições de Grêmio e Inter, quebras de sequência como a que os dois estão vivendo tendem a ser definitivas.

Futebol amador. Se o futebol profissional vive a dificuldade da falta de estádios (no caso da Dupla Grenal) e de viagens e deslocamentos, com estradas bloqueadas e aeroporto fechado, o futebol amador aos poucos começa a ser retomado. Em Vera Cruz, o Campeonato Municipal pode voltar já na próxima semana. Em Santa Cruz do Sul, o Unico retomou seu Campeonato de Futebol Socciety. Na Série Prata/Acesso os vera-cruzenses do Liverpool venceram o Progresso por 5 a 2, em sua primeira vitória na competição.