Política

Indicação sugere implantação da telemedicina para pacientes com sintomas gripais

Publicado em: 21 de março de 2023 às 14:19 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 16:22
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Documento foi protocolado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires

    O Vereador André Puthin (MDB), protocolou na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires uma indicação que prevê a implantação da telemedicina no município. O documento, após tramitar na Casa Legislativa, será encaminhado para análise da Administração Municipal. 

    Na indicação, Puthin sugere que a Prefeitura de Venâncio Aires estude a possibilidade de implantação da telemedicina para pacientes com sintomas gripais e que apresentem risco baixo, conforme classificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A medida, segundo a proposição, deverá ficar em vigor durante todo o período de inverno no município. 

    De acordo com o parlamentar, o objetivo é facilitar e agilizar os serviços médicos em Venâncio Aires. O paciente que for até a UPA poderá ser atendido de forma presencial ou por vídeo conferência, de acordo com a classificação determinada pelos profissionais na hora da triagem. 

    "Esta ação agilizaria a consulta e permitiria que o paciente receba o cuidado necessário com maior comodidade. As dúvidas sobre o procedimento podem ser sanadas junto ao profissional na hora da triagem presencial", diz um trecho da proposição.

    A telemedicina, regulamentada através de lei federal, é o atendimento feito de forma remota por profissionais da área de saúde. A telessaúde, como também é chamada, faz uso das tecnologias da informação e da comunicação, através de chamadas de vídeo, por exemplo, para executar os serviços. Este tipo de atendimento passou a ocorrer com maior frequência com a pandemia de Covid-19.