Vice-prefeita procurou o órgão ontem e relatou ter sido expulsa da sala que ocupava
O cenário político de Santa Cruz vem passando por mudanças significativas nos últimos tempos, e o episódio mais recente ocorreu na tarde desta quarta-feira (20), com o pedido de desocupação da sala onde a vice-prefeita Helena Hermany exerce suas atividades.
Conforme a denúncia de Helena ao Ministério Público, por volta das 15h de ontem, o Secretário Vanir Ramos de Azevedo, teria entrado no gabinete da vice-prefeita e comunicado que, “a mando do prefeito”, ela teria que desocupar a sala que utilizava como gabinete. O local também abriga as secretarias de Políticas Públicas e Habitação. O secretário ainda teria informado que o prefeito Telmo havia determinado que Helena ficasse “em casa”.
O fato considerado como “mais grave” pela vice-prefeita, foi a ameaça direta do secretário, por ordem do prefeito, de que “se não saísse de sua sala, Telmo iria retaliar duramente”; e “demitir vários cargos comissionados, inclusive do seu gabinete”.
Abalada, Helena denunciou ainda ter sofrido assédio moral e violência psíquica pela forma com que foi abordada pelo secretário, em tom ameaçador e desrespeitoso. Ela foi socorrida por servidores do prédio após a situação e precisou de atendimento médico.
O Portal Arauto contatou o filho da vice-prefeita, ex-secretário Henrique Hermany. Ele informou que a mãe está de atestado médico.
MINISTÉRIO PÚBLICO
Segundo o promotor Érico Barin, o Ministério Público considerou a ação extremamente grave e ilegal, e que ainda hoje, será enviado um ofício ao prefeito Telmo para que assegure condições de estrutura para que a vice possa trabalhar no gabinete onde sempre atuou.
“Ele não pode atuar desta forma. Embora o prefeito possa adotar medidas de transferência de gabinete, ele deve fazer isso formalmente e com aviso o prévio, para o servidor ajustar a mudança. Não há justificativa em determinar que a vice-prefeita deixe imediatamente seu local de trabalho e vá pra casa, sob pena de represália”, explica.
Além da notificação, foi instaurado inquérito civil, e na sequencia, serão ouvidas as testemunhas e os mencionados no caso, a vice-prefeita Helena, o Secretário Vanir e o Prefeito Telmo.
Barin adiantou que espera já na próxima semana, estar com o caso resolvido. “Se houver comprovação dos fatos após apuração, a ótica do MP caracteriza uma improbidade administrativa, isto é, quando fere os princípios da administração pública, e a partir disso serão propostas o ajustamento de conduta entre ambas as partes. Caso não houver confirmação, o inquérito será arquivado”, completa.
LEGISLAÇÃO
A Lei Municipal nº 7.802/2017, artigo 24, prevê a estrutura e funções para o gabinete da vice-prefeita. Esse local deve “oportunizar condições ao vice-prefeito de exercer as funções que lhe são conferidas em lei ou delegadas pelo prefeito” e autoriza “o fornecimento de suporte logístico necessário ao exercício das atividades”. Além disso, cita que o vice-prefeito deve “auxiliar na captação de recursos junto aos órgãos públicos e na orientação de órgãos da administração”.
O QUE DIZ A PREFEITURA?
Contatato pela reportagem do Portal Arauto, o Secretário Vanir Ramos de Azevedo declarou que não irá se pronunciar sobre os fatos, e se for chamado ao MP, irá de com a consciência tranquila, de que agiu da maneira correta. Ainda, na manhã desta quinta-feira (21), a Admistração Municipal divulgou uma nota à imprensa sobre o ocorrido. Segundo a nota, houve uma orientação para que o gabinete fosse transferido de lugar, pelo fato do espaço ocupar também as secretarias de Políticas Públicas e Habitação. Também fica esclarecido que a Prefeitura irá disponibilizar uma nova sala para a vice-prefeita junto ao Parque da Oktoberfest. Confira na íntegra:
"NOTA À IMPRENSA
Em relação a vice-prefeita Helena Hermany, a Administração esclarece que houve uma orientação para que ela transfira seu gabinete de local, uma vez que o espaço que ela ocupava abriga as secretarias de Políticas Públicas (Sepop) e Habitação (Sehab). A Prefeitura disponibilizará à vice-prefeita uma sala junto ao Parque da Oktoberfest para que possa desempenhar as tarefas do cargo que ocupa. O local passará por adequações nos próximos dias. A Prefeitura desconhece as informações sobre uma suposta ida de Helena Hermany ao Ministério Público. Caso seja a chamada pelo MP, a administração atenderá prontamente e agirá com transparência e com a verdade, como deve sempre atuar o poder público. Não existiu nenhum contato, nem pessoalmente, nem por telefone entre Telmo Kirst e Helena Hermany.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)"
Notícias relacionadas
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates