Mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio
O ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, foram presos nesta quinta-feira (21) pela força-tarefa da Lava-Jato do Rio de Janeiro. A operação foi chamada de Descontaminação e é um desdobramento das Operação Radioatividade, Pripyat e Irmandade. A operação Radioatividade investiga desvios nas obras da Usina de Angra 3 e tem como base delações do doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador do MDB, e do empresário José Antunes Sobrinho, dono da Engevix.
Segundo o que foi divulgado pela Gaúcha ZH, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 26 de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná e no Distrito Federal. Além de Temer e Moreira Franco, já presos, são alvos de mandados de prisão preventiva o coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei de Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo. Rodrigo Castro Alves Neves e Carlos Jorge Zimmermann tiveram a prisão temporária decretada.
O ex-presidente foi preso preventivamente em São Paulo, onde foi levado para o Aeroporto de Guarulhos, e, em seguida, ao Rio de Janeiro em um avião da PF. Na capital fluminense, Temer fará exame de corpo de delito no IML.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Venâncio Aires conclui sindicância sobre colchões adquiridos na enchente
Relatório atesta que não houve desvio de materiais nem prejuízo aos cofres públicos

Projeto propõe disponibilizar internet gratuita em praças e parques de Santa Cruz
Iniciativa "Santa Cruz Digital" entrou na pauta da Câmara e busca promover inclusão digital, lazer e fortalecimento do turismo

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez
Influenciador digital foi acusado de uso indevido das redes sociais

Ex-prefeita Helena Hermany assume cargo de assessora na Assembleia Legislativa
Nome aparece no Portal da Transparência vinculado ao gabinete do deputado estadual Marcus Vinicius (PP) e como representante do parlamentar