Política

Ex-presidente Michel Temer é preso pela Lava-Jato

Publicado em: 21 de março de 2019 às 11:19 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 09:49
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Gaúcha ZH
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio

    O ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, foram presos nesta quinta-feira (21) pela força-tarefa da  Lava-Jato do Rio de Janeiro. A operação foi chamada de Descontaminação e é um desdobramento das Operação Radioatividade, Pripyat e Irmandade. A operação Radioatividade investiga desvios nas obras da Usina de Angra 3 e tem como base delações do doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador do MDB, e do empresário José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. 

    Segundo o que foi divulgado pela Gaúcha ZH, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 26 de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná e no Distrito Federal. Além de Temer e Moreira Franco, já presos, são alvos de mandados de prisão preventiva o coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei de Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo. Rodrigo Castro Alves Neves e Carlos Jorge Zimmermann tiveram a prisão temporária decretada.

    O ex-presidente foi preso preventivamente em São Paulo, onde foi levado para o Aeroporto de Guarulhos, e, em seguida, ao Rio de Janeiro em um avião da PF. Na capital fluminense, Temer fará exame de corpo de delito no IML.