Região

Sinimbu se inscreve no programa Internet Para Todos

Publicado em: 21 de março de 2018 às 06:19 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:52
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: iStock/Getty Images
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é integrar a lista de municípios a serem contemplados com o programa do Governo Federal

    A Prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou o termo de habilitação do Programa Internet Para Todos. Disponibilizado pelo Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Oprograma tem como objetivo promover a inclusão digital através da internet nas mais diversas localidades do Brasil.

    Segundo Sandra, o município se habilitou ao programa para estar na lista de municípios a receberam os benefícios ainda este ano. O programa Internet para Todos é uma ampliação do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, responsável por conectar, através da internet segura e rápida de banda larga, áreas remotas que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

    No Brasil, há mais de 30 mil localidades sem a conexão ou com prestação inadequada de serviço de acesso à internet. O Internet para Todos será implementado a partir de parcerias entre o Ministério e municípios e executado por empresas credenciadas junto ao Ministério.

    Para participar do programa, os municípios devem firmar um termo de adesão com o Ministério, no qual indicarão as localidades para atendimento. Esse termo define as obrigações do município, como a garantia de infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão e a aprovação pelas Câmaras Municipais da dispensa da cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS).

    Os moradores das localidades indicadas pelos municípios terão a oportunidade de contratar serviços de conexão à internet oferecidos por empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, que estão sendo credenciadas desde janeiro deste ano. Essas empresas poderão prover elas mesmas os serviços ou trabalhar em parceria com provedores locais para a sua efetiva disponibilidade.

    Vale lembrar que o Internet para Todos não oferecerá o serviço gratuito, mas a preços reduzidos, pois a empresa tem um ônus para manter a infraestrutura de conexão. Entretanto, a empresa que atender essas localidades, por ter as garantias e isenções oferecidas pelo Programa, poderá oferecer um produto com um preço menor.