Desde 2010, o estado não apresentava casos confirmados de febre amarela, quando foi registrado o último importado.
O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, comentou nesta quarta-feira (21) as ações de combate à febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus no Rio Grande do Sul. Em entrevista ao Governo em Rede, Gabbardo destacou a importância da participação popular na prevenção às doenças.
Desde 2010, o estado não apresentava casos confirmados de febre amarela, quando foi registrado o último importado. De acordo com o secretário, casos autóctones (contraídos dentro do estado) não são confirmados desde 2009. "Hoje, os 497 municípios do Rio Grande do Sul contam com a vacina para a solução destes casos e estão aptos a imunizar as pessoas que procurarem os postos de saúde".
Ele ressaltou a importância de se vacinar com antecedência contra a febre amarela. "Se você está com viagem marcada para áreas de risco e fizer a vacina no mesmo final de semana do seu voo, por exemplo, a prevenção não irá adiantar de nada, pois não houve o tempo necessário para a construção de anticorpos. Logo, se a pessoa tiver contato com o mosquito, irá adquirir a doença. Nestes casos, planejamento é fundamental", alertou.
As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, chikungunya e zika vírus também foram pauta do programa. Segundo Gabbardo, atualmente o RS está muito bem em relação a doenças arboviroses. "Nos últimos dois anos, tivemos apenas um caso de dengue autóctone, quando a doença é contraída dentro do território gaúcho. Além disso, não existiu nenhum resultado de zika vírus ou chikungunya. É uma vitória significativa para a saúde da população", disse.
Em relação às prevenções, o secretário garantiu que a secretaria vai continuar com os cuidados necessários. "Permaneceremos fornecendo vacinas e incentivando a comunidade a cuidar do seus quintais, assim como o governo mantém a manutenção das áreas públicas. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos preservar esses resultados positivos", concluiu.
Notícias relacionadas
Ministério da Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses
Primeiras semanas de 2025 registram 11 mortes por dengue
ARAUTO REPÓRTER UNISC 22 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Com anúncio de novos secretários, Sérgio Moraes consolida maioria na Câmara de Vereadores. ➡️ CORSAN anuncia novo gestor de relações institucionais na Região Central. ➡️ Prefeitura de Santa Cruz realiza vistoria do…
Famílias de baixa renda podem solicitar caixa d´água
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e Defesa Civil farão a distribuição conforme critérios do programa
Sergio Moraes quer manter diálogo com o Sindicato dos Professores Municipais
Objetivo é entender demandas da categoria e buscar auxílios necessários