Secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades esteve visitando o local que está sendo construído através do programa Minha Casa, Minha Vida

Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
Cerca de 45% das obras do Residencial Morada das Lavandas, localizado no Bairro Aviação, em Venâncio Aires, estão concluídas. A informação foi repassada na manhã desta sexta-feira (21) ao secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, que esteve realizando visita técnica ao empreendimento. As unidades habitacionais estão sendo construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida e serão destinadas principalmente às famílias atingidas pela enchente de maio de 2024.
As obras do empreendimento, que fica entre as Ruas Cond’Eu e Cândido de Moura, no antigo campo de futebol do Nooca, iniciaram em setembro do ano passado. Conforme Rabelo, o residencial integra um projeto do Governo Federal de ampliação de moradias no Rio Grande do Sul. “Esse empreendimento aqui, ele já foi selecionado, a nossa penúltima leva de seleções do Minha Casa, Minha Vida, antes mesmo dos desastres, já em um esforço de investimento aqui no Estado. E a gente teve todo esse esforço da Caixa, do Ministério, da Construtora e da Prefeitura para podermos acelerar essa obra. Então é interessante vir aqui e ver que a obra tem poucos meses, já está bem avançada e quem sabe uma perspectiva até da gente entregar esse ano, vai depender dos esforços todos, mas a gente está olhando com muito otimismo isso”, destaca.

Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
O secretário nacional visitou as unidades habitacionais, conheceu a estrutura dos apartamentos e conversou com o sócio-diretor da ALM Engenharia, Luiz Paulo Assmann Jr. A empresa venâncio-airense foi a vencedora do processo licitatório. O objetivo do empresário é realizar a entrega oficial do Residencial Morada das Lavandas ainda neste ano, entre novembro e dezembro. No projeto, o prazo está previsto para início de março de 2026. “É uma obra muito importante para o nosso município, estamos trabalhando para agilizar e entregar o mais breve possível”, reforça.
Para o secretário Nacional, além da visita técnica, estar em Venâncio Aires reforça o compromisso do Governo Federal com o município e toda sua população. “A gente estar aqui presente, representando o presidente Lula, representando o ministro Jader [Barbalho Filho], também marca essa atenção especial que a gente está dando ao Rio Grande do Sul. A gente está acompanhando de perto, temos equipe dedicada ao Rio Grande do Sul lá no Ministério. E eu tenho vindo aqui quinzenalmente para fazer esse acompanhamento de perto. Mas é mais do que um acompanhamento, é também a gente conversar com o ente público, conversar com a Caixa, para sempre estar tensionando para acelerar. A gente tem muita urgência de ter as famílias sendo atendidas logo.”
A visita foi acompanhada da secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Camilla Capelão, e pela vereadora Claidir Kerkhoff Trindade. Serão 112 unidades habitacionais, divididas em sete blocos de quatro andares cada. Os investimentos estão estimados em mais de R$ 15 milhões.
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 7 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Projeto Caminhos Profissionais une Grupo Arauto e Grupo Foco para incentivar a comunicação não violenta. ➡️ Santa Cruz e Vera Cruz estão entre os municípios contemplados pelo programa Desassorear RS. ➡️ Igreja…

Mais de 5 mil metros cúbico de cascalho são retirados do Arroio Sampaio em ação de desassoreamento de Mato Leitão
Meta é retirar cerca de 11 mil metros cúbicos de cascalho do Arroio Sampaio

Assunto Nosso – Jeferson Cappellari, Danieli Eichwald e Carina Bublitz, Grupo Foco
O programa Assunto Nosso dessa edição contou com a presença de Jeferson Cappellari, a Diretora IMI, Danieli Eichwald, e com a Coordenadora de Projetos Grupo Foco, Carina Bublitz. Juntos trouxeram a tona informações sobre o projeto Comunicação não Violenta.

Igreja de Santa Cruz é multada em R$ 5 mil por barulho do sino
Penalidade foi aplicada após a reclamação de um morador das proximidades, que alegou incômodo causado pelo badalar da estrutura