Augusto Rabelo esteve reunido com a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social para entender demandas do município

Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
Durante visita realizada ao município de Venâncio Aires, nesta sexta-feira (21), o secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, falou sobre ações do Governo Federal com relação a moradias para famílias gaúchas. A exemplo do residencial que está sendo construído na Capital do Chimarrão, outros projetos estão sendo planejados pela União tanto para os atingidos pela enchente de maio de 2024, quanto para atender a demanda de outros cidadãos.
Com relação ao Compra Assistida, Rabelo afirmou que o Governo Federal tem buscado desburocratizar as etapas, no entanto reforçou que o projeto é novo e foi criado pensando na situação enfrentada por diversas famílias do Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário Nacional de Habitação, o compra assistida, de modo geral, já tem um processo menos burocrático que outras iniciativas. “Ao longo do processo a gente foi percebendo alguns pontos que poderiam ser melhorados. Até porque, precisamos destinar a casa pra quem a gente tem a certeza absoluta que foi atingido pelas enchentes. E pra comprovar isso, passa pela prefeitura e passa pela defesa civil também”, detalhou.
Para ajudar neste processo, o Governo Federal passou a contar com correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal, ou seja, empreendedores que já fazem parte da rede do banco e auxiliam no processo de financiamento. Com a medida, conforme Augusto Rabelo, o número de contratos aprovados e encaminhados dobrou nas últimas semanas. “As famílias que ainda estão esperando, elas podem ter tranquilidade porque o processo escalou, a gente conseguiu acelerar e vamos ter um retorno muito rápido. Então eu diria pras famílias que estão impacientes que o processo melhorou muito nos últimos dois, três meses e a perspectiva é que a gente vá exponencialmente conseguindo atender essas famílias”, pontuou.
Sobre futuros projetos habitacionais, o secretário nacional explicou que o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, tem buscado compreender as demandas dos municípios e mapear novas possibilidades. “Eu queria relembrar o que o presidente Lula tem dito e o que o ministro Jader [Barbalho Filho] tem reforçado, que é nenhuma família ficará sem casa ou desassistida. O que precisar ser feito para a gente prover e dar oportunidade para o município será feito.”
Leia também
Notícias relacionadas

Fenachim arrecada mais de 4,5 toneladas de alimentos com ingresso solidário de shows
Itens serão destinados a nove entidades assistenciais de Venâncio Aires

Vera Cruz prorroga inscrições para eleição suplementar do Conselho Tutelar
Prazo encerra na próxima segunda-feira

Programa Sorria Venâncio recebe veículo para reforçar ações de saúde bucal nas escolas
Chevrolet Spin foi adquirida por meio de emenda impositiva

Estudo técnico deve definir novas rotas para melhorar trânsito durante obras no Calçadão da Floriano
Objetivo da Administração Municipal é avaliar possíveis ajustes para garantir maior fluidez ao tráfego