INDIGNAÇÃO

Estudantes cobram esclarecimentos sobre suspensão de cursos em faculdade de Santa Cruz

Publicado em: 21 de fevereiro de 2025 às 20:25 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2025 às 20:27
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Manifestação ocorreu nesta sexta-feira

    No fim da tarde desta sexta-feira (21), estudantes, professores e familiares se reuniram em frente à Faculdade Dom Alberto, no Centro de Santa Cruz do Sul, para protestar contra a suspensão de cursos de graduação anunciada pela instituição. Com cartazes e faixas, os manifestantes expressaram indignação com o comunicado sobre o encerramento de sete turmas, alegando não terem recebido informações claras sobre a decisão.

    O estudante Bruno Lara da Silva, um dos participantes da manifestação, relatou que os primeiros indícios sobre a suspensão dos cursos surgiram por meio de boatos. Apenas na noite dessa quinta-feira (20), os alunos receberam, por meio de grupos de mensagens, a foto de um comunicado oficial da instituição. “Aí a gente começou a querer investigar, saber mais sobre. Nós questionamos os professores, que ficaram tão em choque quanto a gente, porque eles também não haviam sido comunicados. Então, a gente foi em busca da orientação, da coordenação, que não estava mais na instituição. Não tinha mais ninguém para nos dar satisfação no dia de ontem”, contou.

    Em coletiva de imprensa, a faculdade afirmou que os estudantes terão a transferência para outras universidades facilitada. Porém, segundo Silva, essa não é uma solução eficaz ou simples. “A gente quer um esclarecimento do que vai acontecer daqui para frente, porque eles falaram que vão dar todo o suporte, mas ninguém nos explicou como vai ser esse suporte. Eles disseram que vão facilitar a nossa transferência para outras instituições, só que nem todos têm as condições de ir para outras instituições, seja condições financeiras ou de horários”, afirmou.

    Após a manifestação, na noite desta sexta-feira, a faculdade irá realizar uma reunião para esclarecer dúvidas e explicar as ações para minimizar os impactos na vida acadêmica dos estudantes. “A gente só sabe de boatos, do que sai nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp. E hoje, aquele pronunciamento que eles fizeram [durante a tarde] , a gente achou muito vazio, porque não nos explicou quase nada. Então, a gente acaba que segue do mesmo jeito que estava. A gente está perdido”, disse.

    Assista o vídeo: