SAÚDE

Instituto Regional de Especialidades celebra 10 anos de atividades

Publicado em: 21 de fevereiro de 2025 às 11:07 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2025 às 11:47
  • Por
    Redação Grupo Arauto
  • Colaboração
    Pedro Thessing
  • Foto: Pedro Thessing
    compartilhe essa matéria

    Com serviços especializados e parcerias com hospitais locais, o Ires conta com médicos de alta especialização

    O Instituto Regional de Especialidades (Ires) completou uma década de serviços prestados à saúde de comunidades gaúchas. Com unidades em diversos municípios do estado, como Aratiba, Santa Cruz do Sul e São Lourenço do Sul, o Ires oferece, em sua unidade de Aratiba, por exemplo, quatro especialidades: oftalmologia, reumatologia, otorrinolaringologia e dermatologia.

    Em entrevista ao Grupo Arauto durante o evento que celebra o aniversário do instituto, o diretor do Ires, Antônio Fontoura, destacou o marco dos dez anos de atuação do instituto, lembrando que o início de sua trajetória foi em Agudo, com a expansão gradual para outras regiões. Ele enfatizou a importância do trabalho em parceria com hospitais locais, o que permite que municípios tenham acesso a médicos de alto nível, evitando grandes deslocamentos e despesas para os pacientes. A estrutura possibilita que, em menos de 24 horas, os pacientes sejam atendidos, com data marcada para cirurgias, caso necessário.

    O Instituto Regional de Especialidades é reconhecido por sua capacidade de gestão, um fator essencial para o sucesso da instituição, segundo Fontora. O Instituto tem sido um exemplo de como a gestão eficiente dos recursos do SUS pode garantir a continuidade dos serviços de saúde, especialmente em localidades menores. “Não se trata apenas de recursos financeiros, mas de como gerenciá-los com eficiência”, afirmou. Além de Aratiba, o Ires possui unidades em cidades como Tapejara, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Paraí, Trindade do Sul, dentre outros municípios atendendo a um total de 11 unidades em todo o estado. “Estamos muito felizes com o resultado de todo esse trabalho, e esperamos continuar contribuindo com a saúde pública por muitos anos”, concluiu Fontoura.

    Leia também