A atual versão do Plano Diretor, que está em vigor, é datada de 2007, que substituiu o plano de 1998
A Câmara de Vereadores realizou nesta quinta-feira (21), uma audiência pública na qual foram apresentadas as alterações no Plano Diretor do município. A iniciativa é da comissão de Obras e Serviços Públicos, composta pelos vereadores Mathias Bertram (PTB), Hildo Ney Caspary (Progressistas) e André Scheibler (SD) e agora o projeto de lei está pronto para ser votado pelo plenário do Legislativo .
O encontro reuniu grande número de pessoas, entre profissionais da área e representantes de entidades e pessoas da comunidade. O relator da comissão de Obras e Serviços Públicos, Hildo Ney Caspary apresentou as alterações sugeridas nas quatro reuniões abertas realizadas com diferentes segmentos da comunidade.
Algumas pessoas se inscreveram e apresentaram sugestões. Moradora do Higienópolis, nas proximidades do parque da Gruta, Ana Lúcia Kunzel, disse que tem uma área para lotear nas proximidades onde mora, mas com a questão da preservação do Cinturão Verde, acabou sendo prejudicada.
Carlos Augusto Gerhardt, o Moi, disse que comparou o Plano Diretor de Santa Cruz do Sul com o de outras cidades e destacou que carece de uma abertura maior na questão dos índices de construção, a fim de modernizar mais a cidade. “Os índices não devem ser tão restritivos”.
Representante da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos (Seasc), Patrícia Lopes da Silva, destacou que as alterações do Plano Diretor são importantes e servem como inovação para futuras construções na cidade. Já o empresário Giovane Faccin, que representa um grupo de ciclistas, destacou que o município deveria seguir investindo na criação de mais espaços para ciclovias.
“Elaboramos um plano para a implantação de ciclovias em toda a cidade, entregamos ao Governo na gestão passada, e não foi levado em consideração na elaboração do Plano Diretor”, observou. Esta fala foi endossada pelo vereador Alex Knak (MDB). O advogado Tiago Conrad, enfatizou a necessidade de se realizar uma alteração no zoneamento para área recreacional, na região do Clube Tiro e Caça, no bairro Higienópolis.
A atual versão do Plano Diretor, que está em vigor, é datada de 2007, que substituiu o plano de 1998, que por sua vez, substituiu a primeira versão, em 1978, apresentada pelo então prefeito Arno João Frantz.
Notícias relacionadas
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates