Maioria dos pedidos é referente à iluminação pública
De uns tempos pra cá, ficou muito mais fácil para o cidadão encaminhar suas demandas à Prefeitura de Santa Cruz do Sul. É que há um ano, o Município disponibiliza para a comunidade, através da Central de Atendimento ao Cidadão (CACI), um número de WhatsApp (9 8443 0312). Por dia chegam pelo aplicativo, cerca de 120 mensagens, a maioria são solicitações de serviços, mas também há comentários, reclamações e elogios.
Conforme o responsável pelo serviço, Charles Von Ortengerg, em torno de 47,98% dos pedidos feitos são referentes à iluminação pública e a resolutividade é praticamente de cem por cento nesses casos. O restante das demandas envolve buracos nas ruas, descarte de lixo em local indevido, limpeza de terrenos baldios, podas de árvores e reparos em geral de equipamentos públicos. “Tudo varia também conforme a época do ano. Agora no verão recebemos muitos pedidos para limpeza de terrenos, devido ao depósito de lixo em locais proibidos e também em razão da vegetação alta”, disse.
Após chegarem pelo aplicativo até a Central de Serviços e passarem por uma triagem, as demandas são devidamente encaminhadas às áreas responsáveis, que providenciam o atendimento correto das mesmas. “Acredito que esse canal facilitou muito a vida das pessoas. Muita gente, em função do trabalho que executa, não dispõe de tempo para vir até a Prefeitura em busca de uma solução para o seu problema. Através do WhatsApp isso é feito de uma forma muito mais rápida”, observou o secretário municipal de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior.
Para o secretário, o ingresso da Prefeitura nas redes sociais é um upgrade na comunicação entre poder público municipal e cidadão. “Trata-se de uma necessidade, não de algo meramente acessório. Hoje não é mais possível prescindir de ferramentas que estão aí para facilitar a vida das pessoas. Virar as costas para uma tecnologia que está praticamente ao alcance de todos é parar no tempo e, pior ainda, andar pra trás. Tal qual a iniciativa privada, o serviço público também precisa acompanhar estes avanços”. Ele lembra que a Administração Municipal também já está no Instagram e, em breve, terá uma página oficial no Facebook.
Iluminação
41,98%
Concurso público e processo seletivo
10,07%
Rua (buraco, avaria, placa, melhoria)
7,63%
Fiscalização – UCEFEX (calçada, terreno sujo, construções irregulares/abandonadas,alvarás)
5,56%
Contatos/horário funcionamento das secretarias
5,54%
Lixo, lixeiras, entulhos, galhos
4,14%
Saúde
3,77%
Trânsito
3,51%
Árvore
0,99%
Transporte coletivo (inclui paradas e fiscalização)
0,97%
Notícias relacionadas
Torcida Organizada – Arauto News – 20/01/2025
Entrevista com Mika, lateral direito do Avenida; movimentações de Grêmio e Inter no mercado. Nícolas da Silva, Bianca Mallmann, Kássia Machado, Luciano Almeida e Sandro Viana
Rádio Revista – Gustavo Sehnem, Regente Coral da Afubra
Coral da Afubra comemora 30 anos.
Rádio Revista – Letícia Dhiel, Coordenadora de Mídias
Marketing olfativo do Grupo Arauto.
Rádio Revista – Maieve Soares, Voluntária da Ong SOS Bichos
Atividades da Ong SOS Bichos, de Candelária.