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Em um ano de WhatsApp Prefeitura recebe 12 mil mensagens

Publicado em: 21 de fevereiro de 2018 às 08:45 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 19:54
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
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    Maioria dos pedidos é referente à iluminação pública

    De uns tempos pra cá, ficou muito mais fácil para o cidadão encaminhar suas demandas à Prefeitura de Santa Cruz do Sul. É que há um ano, o Município disponibiliza para a comunidade, através da Central de Atendimento ao Cidadão (CACI), um número de WhatsApp (9 8443 0312). Por dia chegam pelo aplicativo, cerca de 120 mensagens, a maioria são solicitações de serviços, mas também há comentários, reclamações e elogios.

    Conforme o responsável pelo serviço, Charles Von Ortengerg, em torno de 47,98% dos pedidos feitos são referentes à iluminação pública e a resolutividade é praticamente de cem por cento nesses casos. O restante das demandas envolve buracos nas ruas, descarte de lixo em local indevido, limpeza de terrenos baldios, podas de árvores e reparos em geral de equipamentos públicos. “Tudo varia também conforme a época do ano. Agora no verão recebemos muitos pedidos para limpeza de terrenos, devido ao depósito de lixo em locais proibidos e também em razão da vegetação alta”, disse.

    Após chegarem pelo aplicativo até a Central de Serviços e passarem por uma triagem, as demandas são devidamente encaminhadas às áreas responsáveis, que providenciam o atendimento correto das mesmas. “Acredito que esse canal facilitou muito a vida das pessoas. Muita gente, em função do trabalho que executa, não dispõe de tempo para vir até a Prefeitura em busca de uma solução para o seu problema. Através do WhatsApp isso é feito de uma forma muito mais rápida”, observou o secretário municipal de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior.

    Para o secretário, o ingresso da Prefeitura nas redes sociais é um upgrade na comunicação entre poder público municipal e cidadão. “Trata-se de uma necessidade, não de algo meramente acessório. Hoje não é mais possível prescindir de ferramentas que estão aí para facilitar a vida das pessoas. Virar as costas para uma tecnologia que está praticamente ao alcance de todos é parar no tempo e, pior ainda, andar pra trás. Tal qual a iniciativa privada, o serviço público também precisa acompanhar estes avanços”. Ele lembra que a Administração Municipal também já está no Instagram e, em breve, terá uma página oficial no Facebook.

    Iluminação

    41,98%

    Concurso público e processo seletivo

    10,07%

    Rua (buraco, avaria, placa, melhoria)

    7,63%

    Fiscalização – UCEFEX (calçada, terreno sujo, construções irregulares/abandonadas,alvarás)

    5,56%

    Contatos/horário funcionamento das secretarias

    5,54%

    Lixo, lixeiras, entulhos, galhos

    4,14%

    Saúde

    3,77%

    Trânsito

    3,51%

    Árvore

    0,99%

    Transporte coletivo (inclui paradas e fiscalização)

    0,97%