SEM COMUNICAÇÃO

Problemas telefônicos em unidades de saúde de Santa Cruz geram reclamações

Publicado em: 21 de janeiro de 2025 às 07:37
  • Por
    Kássia Machado
  • PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE SAÚDE DESAFIAM MORADORES E GESTÃO | DIVULGAÇÃO/AIPMSCS
    compartilhe essa matéria

    Dificuldades no contato com postos de saúde preocupam moradores. Secretaria trabalha em soluções emergenciais e novos sistemas

    Nos últimos meses, moradores de Santa Cruz do Sul têm relatado dificuldades com o funcionamento dos telefones nas unidades de saúde do município. O problema ocorre desde outubro do ano passado, antes da atual gestão. Conforme o secretário de Saúde do município, Rodrigo Rabuske, a questão já havia sido mencionada na tribuna da Câmara de Vereadores no ano passado. “O problema existe e exige uma solução rápida. Atualmente, algumas unidades de saúde ainda não possuem contato telefônico funcional“, disse o secretário.

    Rabuske explicou que uma licitação realizada no final do ano passado introduziu uma nova tecnologia de telefonia via internet, chamada Volpi. “Essa tecnologia está sendo instalada nas unidades, mas não atende a todas as necessidades, como, por exemplo, notificações automáticas de queda de energia nas câmaras de refrigeração“, ressaltou.

    Enquanto isso, a Secretaria de Saúde trabalha para implementar soluções emergenciais. “Gostaria de agradecer ao secretário Municipal de Segurança, Reginaldo de Campos, que, atendendo a um pedido nosso, disponibilizou celulares para as unidades. Isso permitirá uma resposta mais rápida enquanto o novo sistema é finalizado.”

    Rodrigo Rabuske destacou que a pasta aguarda a conclusão do projeto interno de licitação para a compra de chips, indispensáveis para o funcionamento dos telefones. “Não adianta termos os aparelhos sem os chips necessários. Essa aquisição é fundamental para restabelecermos o serviço plenamente.

    Além disso, Rabuske reforçou a importância de integrar as novas tecnologias às demandas específicas das unidades de saúde. “Estamos buscando alternativas para que as câmaras de refrigeração continuem alertando sobre interrupções no fornecimento de energia, algo que o novo sistema ainda não contempla.