Esportes

Um brasileiro com coração argentino

Publicado em: 20 de dezembro de 2022 às 08:12 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:34
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Arquivo pessoal
    compartilhe essa matéria

    Tiago Souza esperou por anos, mas celebrou nesse domingo o tricampeonato mundial da Argentina

    O amor por um time de futebol nem sempre se limita às fronteiras. No caso do músico Tiago Souza, de 39 anos, a grande paixão se encontra em terras vizinhas às brasileiras. 

    Nascido em Vera Cruz, Tiago conta que a paixão surgiu em 1990, na Copa do Mundo da Itália. Mesmo com a derrota para a Alemanha Ocidental na final, que serviu para inúmeras cornetas na escola, o coração continuou azul e branco.

    O amor, contudo, não fica apenas no futebol. “Meu sonho é morar na Argentina. Além de ser apaixonado pelo futebol, garra e cânticos da torcida, sou encantado pela cultura, folclore e gastronomia de lá”, comenta o torcedor. Ele, inclusive, já visitou o país algumas vezes, tanto a passeio quanto a trabalho, quando participou de shows folclóricos. “O país me encanta cada vez que tenho oportunidade de visitá-lo”, diz o músico.

    Nem todos da família de Tiago, assim como ele, torcem para o Brasil. Pelo contrário, enquanto a mãe é neutra e o pai pouco fanático, a irmã Amanda tem o coração celeste e torce para o Uruguai. A esposa, contudo, rivaliza com o marido e veste a amarelinha, apoiando a Seleção Brasileira.

    A Copa

    Embora as expectativas para a Copa fossem altas, assim como os outros torcedores da Seleção Argentina, Tiago foi surpreendido ao ver a equipe de Lionel Messi ser derrotada para a Arábia Saudita na primeira rodada da fase de grupos. “Foi um susto, pois esperamos quatro anos para a Copa e a possibilidade de não avançarmos foi preocupante. Mas serviu também de ajuda, e a confiança foi aumentando com o passar do jogos”, comenta, creditando a força de vontade e humildade argentina como fundamentais para o título.

    Com o tricampeonato mundial da Seleção Argentina conquistado no último domingo, dia 18, Tiago foi ao delírio junto com mais de 45 milhões de argentinos. “Foi emocionante e angustiante. Não sabia se gritava, chorava e corria. Nos pênaltis fui para rua pois não sabia se meu coração iria aguentar”, explica.