Geral

Apresentações artísticas, culturais e prestações de serviço marcam a terceira edição da feira 4Black em Santa Cruz

Publicado em: 20 de novembro de 2023 às 07:05 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 17:13
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
  • Foto: Claudine Friedrich/Prefeitura de Santa Cruz
    compartilhe essa matéria

    Evento foi realizado nesse domingo para promover a cultura afro-brasileira e combater a discriminação racial

    Nesse domingo (19), Santa Cruz do Sul sediou a 3ª edição da 4Black – feira que promove a cultura afro-brasileira como forma de combate à discriminação racial. 44 expositores de Santa Cruz do Sul e região participaram do evento, que promoveu ainda diversas atrações musicais na Praça da Cultura. A data foi escolhida pela proximidade com o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20). 

    Edições anteriores já tinham acontecido em abril deste ano e novembro do ano passado. O idealizador da iniciativa, Érik Vinicius da Silveira, comemora a proporção cada vez maior do evento. “Um sucesso! Muita gente nova expondo pela primeira vez, desde artesanato, bijuterias, roupas, gastronomia. O pessoal engajado na proposta de conectar e potencializar toda a comunidade preta e aliados, mostrando que não basta apenas não ser racista, tem que ser antirracista”. 

    Se informe com as últimas notícias

    A 4Black é organizada de forma independente e recebe incentivo da Prefeitura de Santa Cruz. Conforme o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, a iniciativa integra a programação da Semana da Consciência Negra e se firma como importante ferramenta de representatividade social e enfrentamento ao racismo. “Neste ano, para marcar o Dia da Consciência Negra, optamos por empoderar eventos e movimentos independentes que já têm uma trajetória no município, fazem um excelente trabalho de visibilidade da causa e vêm se fortalecendo na cidade”, explica. 

    A cabeleireira Tati Silveira expôs na 4Black cosméticos e perfumes artesanais produzidos por ela com ativos naturais. Os shampoos e condicionadores são feitos para valorizar ainda mais a beleza dos cabelos cacheados. “É para fazer as clientes se conhecerem e reconhecerem com seu cabelo natural, gostarem do cabelo como ele é naturalmente”, afirma. Ela, que tem salão de beleza na cidade há 13 anos e se dedica exclusivamente aos cabelos cacheados há sete, participou da feira pela segunda vez e não economizou nos elogios para a iniciativa. “Uma excelente oportunidade para divulgação do trabalho e troca de experiências com outros expositores. Estou adorando”, disse.