Processo foi totalmente digital, uma inovação nas assembleias sindicais
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) concluiu, na manhã de sexta-feira (18), a assembleia com os trabalhadores da BAT Brasil, no processo de negociação coletiva para o ano de 2023. Com 89% de aprovação, os trabalhadores acolheram a proposta negociada pelo Sindicato, que prevê um reajuste de 6,46%, que representa 100% da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no período. O processo foi totalmente digital, uma inovação nas assembleias sindicais.
Conforme o presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior, a assembleia digital é mais uma inovação que o Sindicato implementa, rumo à construção de um novo modelo Sindical. “Decidimos criar uma nova fórmula de votação, implementando o modelo eletrônico, como forma de ampliar a participação dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que, criando uma nova rotina de vanguarda nas assembleias de negociação coletiva”, comemora o Presidente.
Baptista Júnior explica que a votação dos trabalhadores teve início na última quinta-feira (17), de forma digital. “Nosso projeto de votação eletrônica é pioneiro na região, contempla o cumprimento de todas normativas e requisitos de segurança técnica na contratação da empresa Tafner, que é capacitada, conceituada e com expertise no mercado em votação eletrônica, usando plataforma segura e homologada, com votação inviolável contra fraudes e que permite auditorias”, salienta.
Por meio de um vídeo, gravado pelo Presidente do Stifa, o trabalhador pode conferir as propostas de reajuste, negociadas pelo Sindicato com a BAT. Chegando ao final da gravação, o voto era registrado. “Foi criado um sistema com visual ‘amigável’ e de fácil manuseio, proporcionando comodidade, a partir do computador, tablet ou celular pessoal, o trabalhador votou eletronicamente, de qualquer lugar. Com isso, conseguimos atingir uma maior abrangência e participação”, avalia.
Com a inovação, o Sindicato contabilizou o resultado de 88,94% de trabalhadores favoráveis à proposta, contra 11,06% de votos contrários. “O reajuste salarial dos trabalhadores e piso salarial contemplou em 100% INPC apurado no período, resultando em uma correção de 6,46%. Além disso, conquistaram-se outras melhorias para os trabalhadores (veja tabela). Toda esta mobilização com a BAT deverá influenciar na conclusão das demais negociações coletivas”, pontua o presidente.
Aprovado pela assembleia
- Reajuste salarial dos trabalhadores e piso salarial em 100% INPC apurado no período (6,46%);
- Vale-alimentação: reajuste de 12%;
- Vale-refeição: reajuste de 15%;
- Auxilio Oftalmológico: reajuste de 9%;
- Auxilio Creche: reajuste de 12,5%;
- Antecipação Participação nos Resultados: concedido 20% a maior;
- Complementação Salarial por 6 meses para quem já está aposentado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Votação deverá ser seguida em toda Região Sul
O processo de votação eletrônica deverá ser seguido por sindicatos nos estados de Santa Catarina e Paraná, filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Afins (Fentifumo), a informação é confirmada pela Federação. Gualter Baptista Júnior também preside a Fentifumo e destaca que a ação marca uma nova era nas negociações entre trabalhadores e empresas. “O setor produtivo do tabaco é reconhecido pela inovação e modernidade. Agora, levamos para a relação entre empregado e empregador esta novidade – da votação eletrônica em assembleias – imprimindo um novo tempo e uma nova marca no movimento sindical”, define.
A assembleia com trabalhadores da BAT Brasil foi realizada também – no método convencional, com votação presencial – por outros três sindicados, finalizando assim o processo de negociação entre a categoria e esta empresa. O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo do Alto Vale Itajaí (Sintifavi) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo da Região Sul de Santa Catarina (Sitifursc), ambos de Santa Catarina e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria do Fumo de Rio Negro (Sitifumo), do Paraná, concluíram suas assembleias, seguindo a negociação iniciada por Santa Cruz do Sul. “A conclusão do processo, realizada pelos quatro Sindicatos completou a negociação de forma positiva, fechando em 78,5% a favor e 21,5% contra. Este é um dia muito feliz para nós, pois escrevemos mais um capítulo rumo a construção de um novo modelo sindical para nossa categoria. Todo o setor está de parabéns”, complementa o Presidente da Fentifumo.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Mato Leitão prepara área para construção de quadras esportivas
Projeto prevê a construção de quadras de futebol Society, volêi de areia, cancha de bocha, pista de skate e vestiários

Com um pedido de redutor a cada três dias, Santa Cruz terá audiência sobre controle eletrônico de velocidade
Instalação dos equipamentos divide opinião dos parlamentares

Novo sistema de licenciamento ambiental entra em operação em Santa Cruz
Plataforma Aprova Digital centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente

Empresas aéreas podem negar embarcar animais de suporte emocional, diz STJ
Ministra relatora argumentou falta de regulamentação da questão