Geral

Vale Verde fará reunião para tratar da implementação de novo horto medicinal

Publicado em: 20 de junho de 2024 às 14:57
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Encontro será realizada no dia 25 de junho, no CRAS, e toda comunidade é convidada | Foto: Claudio Froemming/Prefeitura de Vale Verde
    compartilhe essa matéria

    Encontro será realizada no dia 25 de junho, no CRAS, e toda comunidade é convidada

    Seguindo o exemplo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, a Prefeitura de Vale Verde, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e Secretaria de Saúde, está desenvolvendo um projeto de criação de um horto medicinal. A ação terá apoio da Emater-RS/Ascar.

    Para dar início, uma reunião será realizada no dia 25 de junho, às 13h30min, no CRAS. O encontro tem como objetivo organizar de forma participativa o cronograma de implantação do horto medicinal, que será realizado na rua Henrique Leindecker, no Loteamento Portão.

    Conforme a Administração Municipal, esse cronograma compreende coordenação, cercamento do local, preparo do solo, canteiros, plantio de mudas, oficinas e manejo, entre outros. “Tendo como finalidade, resgatar, valorizar, preservar, promover e qualificar os saberes e iniciativas em plantas bioativas, entendemos que o equilíbrio ambiental depende das atitudes, capacidades e condutas éticas que permitam uma melhor relação com o ambiente natural, aproveitando ao máximo a biodiversidade existente”, destacou a chefe do escritório municipal da Emater, Andréa Lencina Balbueno.

    Leia também

    Segundo ela, a manutenção da biodiversidade é uma responsabilidade conjunta, que inclui também, a ideia da criação de oportunidades de aprendizagem em todas as etapas de vida, e a busca de uma sociedade de informação para todos, usando o tempo livre e os programas oferecidos para promover a educação informal.

    O prefeito Carlos Gustavo Schuch destacou que a implantação do horto medicinal é uma iniciativa de sua autoria, pois acredita que todas as medidas que buscam prevenir e melhorar a saúde das pessoas trazem benefícios imensos. “Fomos o primeiro município do Vale do Rio Pardo a implantar o Centro de Referência de Práticas Integrativas, pois acreditamos que a prevenção é o melhor remédio. Agora vamos implantar esse horto medicinal, que poderá servir de projeto-piloto para outras localidades”, afirmou.