Professor Rafael de Oliveira conduziu os estudantes em cerca de 40 minutos de exercícios como alongamentos, corrida e abdominais
A tarde dessa quarta-feira (19), foi especial para 20 usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul. Eles receberam, no ginásio da instituição, educadores físicos da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Esportes (Seresp) e do Box 21 Cross Training para uma aula de CrossFit adaptado, que movimentou os esqueletos e rendeu boas risadas.
“Uma convivência fundamental, que ajuda na concentração, na socialização e no auxílio do desempenho de atividades de vida diária. O mínimo de exercício que conseguem realizar, no tempo deles e no ritmo próprio, já é muito importante”, avalia a educadora social Marilei Flores. Ela acompanhou o dedicado aluno Vitório Feliciani, que, aos 27 anos e na cadeira de rodas, participou empolgado do início ao fim das atividades propostas.
O professor Rafael de Oliveira, que conduziu as duas turmas da Apae em cerca de 40 minutos de exercícios – como alongamentos, corrida e abdominais – destaca que “a interação e as atividades lúdicas valem tanto quanto o próprio exercício de fato”. Para o treinador, o trabalho voluntário que a equipe do Box 21 Cross Training está tendo a oportunidade de oferecer é gratificante: “é muito satisfatório para nós poder colaborar com a inclusão social e ajudar pessoas que muitas vezes não têm acesso a este tipo de atividade, tão importante para a saúde”.
O Esporte ParaTodos é uma iniciativa da Prefeitura que visa a estimular pessoas com deficiência e/ou sofrimento mental a praticarem atividades físicas e esportivas, de acordo com as suas potencialidades. Desde junho do ano passado, são realizadas edições mensais como esta, com modalidades diversas, incluindo futsal, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, atletismo, yoga e judô. As atividades são promovidas em parceria com diversas instituições que promovem a inclusão e contam com a participação de profissionais voluntários.
A coordenação dos trabalhos fica a cargo do psicólogo da Seresp, Flávio Ramon, que enfatiza a importância do exercício corporal para a saúde física e mental de todas as pessoas, inclusive das que têm algum tipo de deficiência: “é fundamental a atividade física regular para todos, mesmo dentro de eventuais restrições e limitações físicas, porque sempre há potencialidades e capacidades que podem e devem ser desenvolvidas”.
Notícias relacionadas
Futebol Clube Santa Cruz terá reunião para estudar estruturação de SAF
Debate sobre o envolvimento de empresas privadas na gestão ocorre nesta terça-feira
Campeonato da Lifasc terá três jogos neste domingo
Partidas ocorrem às 14h nos aspirantes e 16h nos titulares
Assoeva anuncia saída do técnico Vandré da Costa
Em nota divulgada pelo clube venâncio-airense, o desligamento ocorreu em comum acordo com o treinador
Associação Vôlei Venâncio está com seletivas abertas para formação de novos talentos
Com bons resultados em competições estaduais, equipe projeta disputa na Superliga Brasileira de Voleibol