Professor Rafael de Oliveira conduziu os estudantes em cerca de 40 minutos de exercícios como alongamentos, corrida e abdominais
A tarde dessa quarta-feira (19), foi especial para 20 usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul. Eles receberam, no ginásio da instituição, educadores físicos da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Esportes (Seresp) e do Box 21 Cross Training para uma aula de CrossFit adaptado, que movimentou os esqueletos e rendeu boas risadas.
“Uma convivência fundamental, que ajuda na concentração, na socialização e no auxílio do desempenho de atividades de vida diária. O mínimo de exercício que conseguem realizar, no tempo deles e no ritmo próprio, já é muito importante”, avalia a educadora social Marilei Flores. Ela acompanhou o dedicado aluno Vitório Feliciani, que, aos 27 anos e na cadeira de rodas, participou empolgado do início ao fim das atividades propostas.

Foto: Claudine Friedrich
O professor Rafael de Oliveira, que conduziu as duas turmas da Apae em cerca de 40 minutos de exercícios – como alongamentos, corrida e abdominais – destaca que “a interação e as atividades lúdicas valem tanto quanto o próprio exercício de fato”. Para o treinador, o trabalho voluntário que a equipe do Box 21 Cross Training está tendo a oportunidade de oferecer é gratificante: “é muito satisfatório para nós poder colaborar com a inclusão social e ajudar pessoas que muitas vezes não têm acesso a este tipo de atividade, tão importante para a saúde”.
O Esporte ParaTodos é uma iniciativa da Prefeitura que visa a estimular pessoas com deficiência e/ou sofrimento mental a praticarem atividades físicas e esportivas, de acordo com as suas potencialidades. Desde junho do ano passado, são realizadas edições mensais como esta, com modalidades diversas, incluindo futsal, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, atletismo, yoga e judô. As atividades são promovidas em parceria com diversas instituições que promovem a inclusão e contam com a participação de profissionais voluntários.
A coordenação dos trabalhos fica a cargo do psicólogo da Seresp, Flávio Ramon, que enfatiza a importância do exercício corporal para a saúde física e mental de todas as pessoas, inclusive das que têm algum tipo de deficiência: “é fundamental a atividade física regular para todos, mesmo dentro de eventuais restrições e limitações físicas, porque sempre há potencialidades e capacidades que podem e devem ser desenvolvidas”.

Foto: Claudine Friedrich
Notícias relacionadas

Santa Cruz Futsal joga por vaga na final da Taça Farroupilha neste sábado no Arnão
Equipe santa-cruzense precisa reverter o 5x2 sofrido no jogo de ida contra a Alaf

Santa Cruz poderá ter público parcial nas duas primeiras partidas da Divisão de Acesso de 2025
Punição anterior foi aplicada por infrações ocorridas na Divisão de Acesso de 2023

Santa Cruz cancela último amistoso devido ao alto volume de chuva registrado nas últimas horas
Jogo-treino estava marcado para ocorrer neste sábado

Santa-cruzense medalhista mundial estudantil busca apoio para seguir treinando
Com apenas 14 anos, Renata Moreira conquistou o topo do pódio representando o Brasil na Gymnasiade 2025