Profissionais capacitados e identificados percorrerão os bairros e comunidades do município
O município de Venâncio Aires está entre os 133 selecionados para participar da pesquisa “Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho”, que busca mapear a realidade socioeconômica de famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul (SEDES), em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) RS.
A pesquisa será aplicada por meio de visitas domiciliares, conduzidas por profissionais capacitados e devidamente identificados com colete, camiseta e crachá oficial. Em Venâncio Aires, a abordagem será feita por agentes selecionados, que percorrerão os bairros e comunidades do município.
Durante as visitas, será aplicado um questionário com foco em aspectos como renda familiar, ocupação, capacitação profissional e perfil de empregabilidade dos integrantes das famílias em idade ativa para o trabalho.
Um dos aplicadores da pesquisa, Pablo Dalavera, ressalta que a participação dos venâncio-airenses é fundamental para o aprimoramento das políticas públicas. “Essa pesquisa é uma ferramenta poderosa para enxergarmos com clareza a realidade de quem mais precisa. Com esses dados, poderemos construir programas mais justos, eficientes e conectados com as reais demandas da nossa população. Pedimos que as famílias recebam os pesquisadores com confiança e participem com tranquilidade” afirma.
Sobre a iniciativa
A iniciativa foi lançada oficialmente em 24 de março, no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, do secretário estadual Beto Fantinel, além de representantes da CUFA RS e de empresas parceiras. Ao todo, 10.358 questionários serão aplicados em todo o estado. Em caso de dúvidas, as famílias de Venâncio Aires podem entrar em contato com a Prefeitura, pelo WhatsApp (51) 9 9910 9500.
Notícias relacionadas

Secretaria divulga novos contatos de telefone dos postos de saúde; confira
A interrupção do serviço teve início em setembro de 2024, quando a empresa responsável pela telefonia rescindiu, de forma unilateral, o contrato vigente

Dari Câmara: 45 anos nos trilhos dos bailes e estradas com a Sayonara Tur
Motorista acumula memórias de uma época em que o transporte coletivo era muito mais do que levar passageiros

OAB Subseção Santa Cruz lança campanha ao enfrentamento à violência contra a mulher
Iniciativa da Ordem Gaúcha se espalha pelo estado e surge como medida no combate à violência contra a mulher. Primeira ação da OAB Subseção Santa Cruz aconteceu na EMEF Bom Jesus

Moradores de Santa Cruz reclamam de ataques de cães soltos nas ruas
Tema foi abordado na sessão dessa segunda-feira do Legislativo