alerta

Santa Cruz registra 11 novos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em: 20 de maio de 2025 às 07:03 Atualizado em: 20 de maio de 2025 às 08:07
  • Por
    Kássia Machado
  • FOTO: DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Dados correspondem até o mês de abril; conselheira tutelar do município classifica situação como grave

    Santa Cruz do Sul vive uma realidade preocupante no que diz respeito aos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a conselheira tutelar do município, Janete Franken, classificou a situação atual como grave.

    Em 2024, 38 casos chegaram oficialmente ao conhecimento do órgão, possibilitando o encaminhamento das vítimas para atendimentos especializados. Em 2025, até o mês de abril, já foram registrados 11 novos casos. Os dados, conforme Janete, estão longe de refletir a totalidade do problema. “Esses casos são os que chegam ao conhecimento da rede de proteção, mas sabemos que esse número é só aproximado, podendo superar esses números. Tendo em vista que muito disso tudo, a sujeira é varrida para debaixo do tapete, e as famílias escondem isso, ou convencem a criança e o adolescente que ela teve um sonho ou fazem ela ainda se sentir culpada”, explicou.

    Segundo Janete, a maioria dos agressores são homens próximos à vítima, o que torna a prevenção ainda mais desafiadora. “É difícil proteger quando o agressor está dentro da casa ou no círculo de confiança da família”, salientou.

    Quando há suspeita ou confirmação de abuso, o protocolo de atuação do Conselho Tutelar envolve o registro de boletim de ocorrência (BO) e o encaminhamento ao Centro de Referência de Atendimento Integrado (Crain), que oferece suporte psicológico, social e médico. “O Conselho não faz a escuta da criança. Isso é feito no Crain, para que a vítima não precise repetir sua dor inúmeras vezes. Lá, ela é acompanhada por profissionais capacitados”, detalhou.

    Atualmente, Santa Cruz do Sul conta com um Conselho Tutelar, com cinco conselheiros atuando ininterruptamente, inclusive aos finais de semana. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do Disque 100 ou diretamente com o Conselho Tutelar pelo telefone de plantão (51) 98444-7964. O número fixo (51) 3120-4059 também está disponível das 8h às 17h. A identidade do denunciante é sempre preservada.

    Leia também

    18 de maio

    Nesse domingo (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes completou 25 anos. Criada pela Lei Federal nº 9.970/2000, a data foi escolhida em memória do caso da menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, sequestrada, violentada e brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo.