Dia Nacional da Adoção

Centro de Bem-Estar Animal estará aberto neste domingo

Publicado em: 20 de maio de 2025 às 11:00
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Da 13h30min às 16h30min será realizado o evento Adote um Vira-Lata

    O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), situado na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, vai abrir as portas no próximo domingo (25) para receber a comunidade. Na data em que se celebra o Dia Nacional da Adoção, tendo como foco crianças e adolescentes, a ideia é chamar a atenção também para a causa animal, dada a situação permanente de abandono de cães e gatos nas ruas de Santa Cruz.

    No período entre 13h30min e 16h30min será realizado o evento Adote um Vira-Lata e os visitantes poderão escolher um ou mais entre os cerca de 300 animais que hoje vivem no local à espera de um novo lar. Para se tornar um tutor será preciso apresentar documento de identificação (carteira de identidade, CPF ou CNH), e comprovante de residência. Os animais serão entregues vacinados, vermifugados, microchipados e castrados.

    De acordo com a secretária municipal de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, desde março do ano passado o Centro encontra-se com superlotação – tem capacidade para 200 e hoje abriga cerca de 300 – e no atual momento não há como receber novos animais, apenas atender os casos de urgência e emergência, repassados à clínica licitada. “A gente tem feito milagre, nesses primeiros meses de funcionamento entregamos mais de 150 animais para adoção, porém já entraram mais de 200. Ou seja, estamos enxugando gelo”, observou.

    Embora desolador, o cenário não é exclusivo de Santa Cruz do Sul. Em outros municípios do Estado não é diferente e, segundo Bruna, para reverter essa situação serão necessárias muitas adoções. “O cenário no Rio Grande do Sul é o mesmo. Várias cidades estão com o mesmo problema e acho que desde a enchente isso se agravou muito. É comum ver os canis superlotados”, disse.

    Para que se possa retomar os resgates, é necessário que os animais residentes no Centro sejam adotados, dando lugar a outros. “Estamos tendo êxito com as adoções, mas poderia ser melhor. Até hoje a feira de maior visibilidade foi a que realizamos no domingo e por isso vamos fazer de novo, vamos abrir as portas do CBEA para ver se conseguimos um bom número de adoções”.

    Além do incentivo à adoção, Bruna chama atenção para todo o trabalho que hoje é realizado pelo município em favor da causa animal. Castrações são feitas no Hospital Veterinário, no Castrapet e também encaminhadas pelas ONGs junto às clínicas licitadas. A prefeitura também atua na fiscalização de maus tratos e de abandono, com divulgação constante nas mídias sociais e alertando para o fato de que abandono é crime.

    Em breve uma alteração na lei de bem-estar animal será encaminhada à Câmara de Vereadores. A ideia é tornar obrigatória a microchipagem em todos os animais que vivem em Santa Cruz do Sul para que se tenha um maior controle sobre essa população. “Hoje não temos este controle porque não é obrigatório fazer a microchipagem”, explicou.

    A feira Adote um Vira-Lata é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, e vai contar com apoio da FortBrain. Os 10 primeiros adotantes de cães vão ganhar um saco de Mimos Dog e os 10 primeiros adotantes de gatos vão levar para casa um saco de Mimos Cat.

    Leia também