Imunização é destinada a todas as pessoas que já receberam a primeira dose há 28 dias ou mais, independente dos dias em atraso
As senhas para a aplicação das doses da vacina CoronaVac terminaram em alguns pontos de vacinação de Santa Cruz. A Secretaria de Saúde de Santa Cruz ainda não tem uma previsão de quando novas doses da CoronaVac devem chegar ao município.
Nesta quinta a imunização é destinada a todas as pessoas que já receberam a primeira dose há 28 dias ou mais, independente dos dias em atraso. A aplicação da vacina é feita no Parque da Oktoberfest onde há cerca de 90 doses da CoronaVac no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. Além disso, na Unisc há 30 doses no sistema drive-thru. A ESF Pedro Eggler, em Monte Alverne, recebeu 250 doses e vacinas da CoronaVac também foram aplicadas na ESF Rio Pardinho através de agendamento que já terminaram.
Segundo a diretora de ações especializadas em saúde da Prefeitura de Santa Cruz, Caren Lara Martins Picasso, o município ainda conta com a primeira e segunda doses da Covishield (AstraZeneca), mas a procura tem sido muito baixa nos postos em relação à comorbidade. "Estamos pedindo para as pessoas não terem medo de fazer a Covishield. Dá realmente reação, mas apenas dois dias e os sintomas passam. Infelizmente o esquema de vacinação para completarmos e evoluir está bem complicado. O que sempre falamos é que nossa equipe tem capacidade para imunizar um grande número de pessoas, mas nós precisamos de doses para isso. Está faltando número de doses na quantidade correta para a população", lamenta.
Aplicação da primeira e segunda doses da Covishield (AstraZeneca)
PRIMEIRA DOSE
– pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos
– pessoas com 60 anos ou mais
– pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos
– pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação continuada (BPC) de 18 anos ou mais (essas deverão constar em listagem que estará presente nos postos de saúde)
– pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (Hemodiálise), acima de 18 anos (presentes em listagem nominal que está nas unidades)
– trabalhadores das forças de segurança e salvamento (presente em listagem nominal que está no ponto de vacinação ao lado do Cemai)
Locais: Postos de Saúde da cidade e do interior
- Arroio Grande, Margarida, Verena e Esmeralda: 8h às 11h30min e das 13h às 19h
- Demais Postos da Área Urbana: 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min
- Interior: 8h às 11h30min e das 13h às 16h
SEGUNDA DOSE
Bloco 31 da Unisc (SIS), das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários