Esportes

União Corinthians perde primeiro jogo dos playoffs

Publicado em: 20 de abril de 2024 às 07:24 Atualizado em: 30 de abril de 2024 às 20:39
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Four Comunicação
  • Foto: Vinicius Molz Schubert/União Corinthians/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Equipe santa-cruzense chegou a empatar o jogo faltando quatro minutos, mas Minas levou vantagem no fim

    Diante de 3,1 mil torcedores, o União Corinthians teve uma grande reação no último quarto, mas no fim acabou superado pelo Minas por 73×83 no primeiro jogo da série playoffs do Novo Basquete Brasil 2023/2024 (16×27;21×19;14×19;22×18). As equipes agora voltam a se enfrentar no segundo jogo da série, em Minas Gerais. O UniCo precisa da vitória para forçar o terceiro jogo e seguir vivo na briga pela vaga à próxima fase. A partida será na terça-feira, 23, a partir das 19 horas, na Arena UniBH, em Belo Horizonte.

    Rasa, Pedro Nunes, Duane, Enzo e Malachias formaram o quinteto inicial. Duane, que retornou ao time, foi o destaque com um duplo-duplo. O norte-americano terminou o jogo com 19 pontos e 11 rebotes. Do lado do Minas, duplo-duplo para Paranhos, com 16 pontos e 10 rebotes e Mineiro, com 15 pontos e 11 rebotes.

    Os primeiros instantes de jogo foram equilibrados, com as equipes aproveitando as chances que tinha quando atacavam. A partir dos três minutos, uma sequência de erros ofensivos do União Corinthians permitiu que o Minas abrisse nove pontos de frente. Rodrigo Silva, então resolveu mexer no time, que reagiu e passou a ser mais assertivo no ataque. Porém, logo após, o Minas passou a encontrar mais espaços na defesa do time de Santa Cruz e com um bom trabalho do perímetro abriu 12 de vantagem. Nos minutos finais, o UniCo seguiu enfrentando dificuldades na defesa. Uma bola de três de JJ no estouro do cronometro ajudou a equipe a se manter dentro do jogo: 16×27.

    O segundo quarto começou com o União Corinthians aceso. Com jogadas de Kendall e Rasa e uma defesa mais ajustada, dominando os rebotes, a equipe cresceu e trouxe junto o torcedor. A melhora em quadra teve direito a uma corrida de 12-2, o que fez despencar a vantagem dos visitantes ainda na primeira metade do segundo período. O Minas teve de pedir tempo e voltou equilibrando o jogo. Novamente do perímetro, os mineiros passaram a castigar o UniCo. O time de Santa Cruz também passou a errar mais no ataque. Bem postado, o Minas forçava os comandados de Rodrigo Silva a arremessarem de três e o aproveitamento não foi bom. Placar de 37×46 na saída para o intervalo.

    Leia também: Jovem de Santa Cruz é convocado para Laboratório de Talentos da Seleção Brasileira de Vôlei

    As defesas levaram vantagem em um jogo que recomeçou truncado após o intervalo. Na base da força física, as equipes tentavam o jogo de infiltração, o que nos primeiros cinco minutos deu uma leve vantagem ao time santa-cruzense. Naquela altura, o Minas tinha seis de frente. Só que no decorrer do quarto, a bola de três do armador Barelle começou a cair, fazendo com que o Minas retomasse vantagem de 10 pontos. No terço final do período, o time mineiro passou a ter melhor aproveitamento nos rebotes e com transições rápidas voltou a abrir margem: 51×65.

    O União Corinthians começou o último quarto trabalhando para evitar as principais ações ofensivas do adversário. No ataque, a bola de três voltou a cair e a vantagem do Minas caiu para dois pontos na metade do quarto. O momento empolgou o torcedor, que cantou alto no Arnão. Faltando quatro minutos, Duane empatou. A partir daí, o UniCo sem complicou ao estourar o limite de faltas, colocando a equipe de Belo Horizonte nos lances livres. O experiente time mineiro soube usar desse fator e aliado aos ajustes na defesa fechou em: 73×83