Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Salão KS: 132 anos de tradição no interior de Santa Cruz

    Publicado em: 20 de março de 2025 às 19:00
    Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Na localidade de Linha Nova, o espaço segue sendo o palco das domingueiras

    Na localidade de Linha Nova, o Salão Kappel e Silva, conhecido como Salão KS, segue sendo o palco das domingueiras do interior de Santa Cruz do Sul. Com 132 anos de trajetória, o espaço é um ponto de encontro de amigos e famílias, fazendo parte da história da imigração alemã no município.

    Fundado em 1893, o salão passou por diversas transformações ao longo dos anos. Eugênio da Silva, atual proprietário ao lado de sua esposa Lenir da Silva, herdou o local e promoveu uma ampla reforma. De uma estrutura inicial de 400 metros quadrados, hoje o espaço conta com 1.200 metros quadrados, porém sempre mantendo as características originais do prédio de mais de um século. “Para mim, o que mais marcou foi quando reformamos o salão. Foi marcante. Quando eu reformei, enchi, deu mais de 500 almoços vendidos“, lembra o empresário.

    Ao longo de sua história, o Salão KS recebeu grandes nomes da música regional, como Alto Astral, Nova Geração, Solamar, Os Atuais e Os 3 Xirus, tornando-se referência para os bailes de domingo. Atualmente, o espaço também é conhecido pela gastronomia. Refeições, jantar-bailes e galinhadas fazem parte do cardápio, além dos pastéis e cachorros-quentes que são um verdadeiro sucesso entre os clientes devido ao sabor caseiro. Outro destaque é o encontro de músicos, que acontece toda segunda e terça-feira de cada mês. O evento é um momento em que os artistas levam seus instrumentos e tocam juntos.

    Para Eugênio e Lenir, o sucesso do Salão KS se deve ao acolhimento oferecido aos clientes. “Queremos agradecer aos clientes que vieram todos esses anos e continuam vindo. Agradecer a todos que colaboram, que participam, que vêm aqui. Dizer um muito obrigado, muita saúde e muita alegria”, expressou o casal. O futuro do empreendimento também já está sendo traçado. O filho do casal, Giovane, deve assumir a administração do negócio, sempre contando com o apoio e a experiência dos pais para manter viva a tradição centenária.