DESENVOLVIMENTO

Oficina de Pregão Eletrônico capacita 24 empreendedores em Venâncio

Publicado em: 20 de março de 2025 às 19:30 Atualizado em: 20 de março de 2025 às 19:32
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação
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    Participantes tiveram acesso a conteúdos sobre conceitos essenciais, legislações, melhores práticas e desafios no processo de licitações públicas

    A Sala do Empreendedor de Venâncio Aires promoveu, na última terça (18) e quarta-feira (19), a oficina de licitações com o objetivo de capacitar empresários e profissionais para atuar de forma mais eficiente, transparente e responsável na gestão de compras governamentais. O curso ocorreu na sala de treinamentos do Espaço Venâncio Empreendedor e contou com 33 inscritos, dos quais 24 concluíram a capacitação.

    Durante os dois dias de imersão, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre conceitos essenciais, legislações, melhores práticas e desafios no processo de licitações públicas. A iniciativa buscou qualificar os empreendedores locais para aproveitar as oportunidades do setor público, garantindo mais competitividade e segurança nos processos de compra. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Hüttmann, destaca a importância da qualificação das empresas locais para que possam participar de licitações e fornecer para a administração pública.

    “Estamos muito felizes com essa oportunidade, porque é essencial que nossas empresas se qualifiquem cada vez mais. As compras públicas são uma pauta extremamente importante, e queremos incentivar, por meio do nosso programa Fortalece Venâncio, que cada vez mais essas compras da Prefeitura sejam feitas junto às empresas locais. Isso fortalece a economia do município, gera empregos e faz com que os recursos fiquem aqui, beneficiando toda a nossa comunidade.”

    A palestra foi ministrada pela advogada Ana Paula Costa, especialista em Direito Público, Gestão Pública e Direito Administrativo, que possui amplo conhecimento nos processos de compras públicas. Na oportunidade, ela esclareceu os principais pontos sobre o processo licitatório, destacando boas práticas e orientando os participantes para aproveitarem melhor as oportunidades. “Incentivar os fornecedores locais a venderem para o município desmistificando o processo de compras públicas além de proporcionar aos empresários novas oportunidades, fomentando o comércio local, demonstra o comprometimento do poder público com a transparência. As modalidades eletrônicas de compras possibilitam o acesso amplo à informação, mas muitas vezes o fornecedor não sabe onde obtê-las ou possui receio de participar das licitações por desconhecimento da legislação. Esse treinamento incentiva e ensina os empresários a ingressarem neste mercado de forma segura e rentável. Todos estão de parabéns pela organização e ampla participação. Certamente teremos novos cases de sucesso com essa turma”, destacou.

    Além da capacitação, os participantes foram convidados a integrar o Grupo de Compras Públicas do Município, um canal onde são compartilhadas as demandas do poder público, facilitando a conexão entre fornecedores e órgãos governamentais. O grupo está disponível no WhatsApp, e os interessados podem acessá-lo clicando aqui.