Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
A série “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações” chega ao 15º episódio. Lançado nesta quinta-feira (21), o capítulo é contado no interior de Santa Cruz do Sul, em Travessão Dona Josefa, e fala sobre as sociedades esportivas e culturais que se criaram ao longo do tempo através da influência alemã na região. Quem ajuda a contar a história deste episódio são Roselene Wermuth, Fernando Panke, Sergio Machado, Rosmari Schuché, além do comunicador Pedro Thessing e o professor e historiador Jorge Luiz da Cunha.
Os episódios anteriores falaram sobre a chegada dos alemães no Rio Grande do Sul, o início da colonização no Vale do Rio Pardo, a chegada dos imigrantes em Santa Cruz do Sul e pontos importantes para a economia na época (como a Praça da Matriz, em Rio Pardo).
A construção da cidade de Santa Cruz do Sul também foi abordada, assim como o desenvolvimento em localidades do interior, como Rio Pardinho, Formosa, Ferraz, Monte Alverne, Boa Vista, entre outros. Também teve destaque para a cultura e tradição dos costumes do povo alemão e a Oktoberfest, os conhecimentos trazidos pelos imigrantes na fabricação de ferramentas para o uso no campo e a origem dos nomes das localidades do município de Vera Cruz e da influência da maçonaria no processo de colonização.
Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.
Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.
Confira todos os episódios:
- Episódio 1 – A chegada ao Rio Grande do Sul
- Episódio 2 – A chegada ao Vale do Rio Pardo
- Episódio 3 – A chegada em Linha Santa Cruz
- Episódio 4 – Praça da Matriz, em Rio Pardo
- Episódio 5 – Construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a Colônia
- Episódio 6 – A chegada dos primeiros imigrantes alemães em Rio Pardinho, em 1852
- Episódio 7 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Formosa, Ferraz e Rio Pardense
- Episódio 8 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Monte Alverne
- Episódio 9 – Primeiras ações dos imigrantes na localidade de Boa Vista, em Santa Cruz
- Episódio 10 – Cultura e festividades germânicas trazidas pelos imigrantes
- Episódio 11 – Fabricação de ferramentas para o uso no campo
- Episódio 12 – Origem dos nomes das localidades de Vera Cruz e a influência alemã na região
- Episódio 13 – História dos luteranos durante a imigração alemã é tema do 13º episódio da série
- Episódio 14 – A relação da maçonaria com a chegada dos primeiros imigrantes é o tema do 14º episódio
Veja o 15º episódio da série:
Notícias relacionadas

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás

Unisc marca presença na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Vice-reitora e coordenador da Assessoria Internacional participaram da programação

Anatel e Ancine fazem acordo para combater pirataria de filmes e séries
Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais

Prefeitura de Santa Cruz planeja ampliar rede de luz trifásica no interior
Secretaria de Agricultura deseja criar projetos para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores rurais