Em 2005, três jovens foram atacados por um grupo de ideologia neonazista
No próximo dia 28, a partir das 9h, terá início o júri dos réus acusados de atacar um grupo de judeus em Porto Alegre, em 2005. O julgamento ocorrerá no plenário de grandes júris da Capital, localizado no 2º andar do Foro Central I. A sessão será presidida pela Juíza de Direito Lourdes Helena Pacheco da Silva, titular do 2º Juizado da 2ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre.
Serão julgados os réus Valmir Dias da Silva Machado Júnior, Israel Andriotti da Silva e Leandro Maurício Patino Braun, acusados de três tentativas de homicídio qualificado, por motivo torpe, meio cruel, recurso que dificultou a defesa dos ofendidos, associação criminosa e crime de discriminação ou preconceito racial. Os fatos ocorreram em 8 de maio de 2005, no bairro Cidade Baixa.
Segundo a acusação, na madrugada do dia de 08 de maio de 2005, Rodrigo Fontella Matheus, Edson Nieves Santanna Júnior e Alan Floyd Gipsztejn caminhavam pela esquina das ruas Lima e Silva e República, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, quando foram atacados por um grupo de skinheads, de ideologia neonazista. As vítimas usavam quipás – pequeno chapéu em forma de circunferência, usado pelos judeus. O grupo de agressores estava dentro do bar Pinguim quando avistaram os rapazes em frente ao estabelecimento.
Notícias relacionadas
Motociclista morre em acidente no interior de Venâncio Aires
Colisão aconteceu na noite deste sábado
Dois homens são presos por tráfico de drogas em Candelária
Ação da Brigada Militar aconteceu na manhã deste sábado
Candelariense é preso por roubar caminhão em Triunfo
Um caminhoneiro foi feito de refém
Caminhão interrompe trânsito na ERS-400 em Candelária
Bombeiros Voluntários de Candelária estão no local sinalizando a via