Além da comunidade, governador também foi recebido com manifestação e protestos realizados pelo Cpers
Na tarde desta terça-feira (20), toda a comunidade de Vila Progresso, interior de Vera Cruz, aguardou ansiosamente a vinda do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, na Escola Estadual Frederico Augusto Hannemann, em Vera Cruz. Sartori esteve na cidade, após participar da abertura da 18ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, na manhã desta terça-feira. Contudo, a recepção não foi apenas de sorrisos e alegria, pois houve manifestação e protestos contrários ao Governo por parte do Cpers-Sindicato. Os representantes do Cpers questionaram o parcelamento dos salários e exigiram melhorias na educação.
OPORTUNIDADE
A presença de Sartori na escola era com o intuito de fazer a entrega de 25 painéis fotovoltáicos doados pela Phillip Morris Brasil por meio da parceria público privada entre a empresa e o Estado. A parceria foi viabilizada no âmbito do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor. Além das placas, a instituição de ensino recebeu a doação de 15 computadores da empresa. Os equipamentos já são utilizados pelos alunos.
De acordo com a diretora Rosane Marli Petry, com as placas solares o consumo de energia elétrica do estabelecimento deve alcançar a taxa mínima na conta de luz, que atualmente é R$ 900 por mês. Rosane ainda ressalta que é motivo de muito orgulho receber a visita de uma autoridade tão importante na escola. Além disso, relembra que esta foi a segunda vez que o educandário teve a presença de um governador, sendo que a primeira visita foi a do ex-governador Antônio Brito e ocorreu em 1997. Na época, o motivo estava relacionado a inauguração de um novo espaço da escola que contempla o refeitório, biblioteca e três salas de aula. Um ano depois, em 1998, Rosane passou a estar a frente da equipe diretiva. Segundo ela, o investimento da Phillip Morris Brasil também se deu em função da instituição de ensino estar localizada em uma área com diversos produtores de tabaco, além de muitos deles serem pais dos alunos.
Durante o discurso, Sartori falou sobre a importância de investir em melhorias na energia elétrica nas escolas e que a intenção é fazer esses investimentos em todas as instituições de ensino: “Tudo depende da força de vontade e as escolas precisam da ajuda da comunidade e da participação de todos”, comenta.
O prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, ressaltou que conhece Sartori há alguns anos e que sempre admirou a simplicidade com que encara todos os desafios. Além disso, o prefeito reconheceu a dificuldade financeira que o Estado vive e ainda lembrou: “Mas também sabemos que não se muda nada sem conhecimento e investimento em educação”.
CURIOSIDADE
O casal de agricultores Ana Carla Petry, 31 anos, e Cléber Petry, 34, não perderam a oportunidade de estar na Escola Estadual Frederico Augusto Hannemann para acompanhar a visita do governador. Contam que têm dois filhos que estudam no educandário e que esse foi um dos motivos para também poderem ver de perto a chegada do “gringo”. “Essa visita é algo muito importante para nós presenciarmos, ainda mais nessa época complicada no cenário político. Queria ver a repercussão da visita”, comenta Ana.
Notícias relacionadas
Famílias de baixa renda podem solicitar caixa d´água
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e Defesa Civil farão a distribuição conforme critérios do programa
Sergio Moraes quer manter diálogo com o Sindicato dos Professores Municipais
Objetivo é entender demandas da categoria e buscar auxílios necessários
Odor em diversas regiões de Venâncio Aires chama a atenção de moradores e tem causa conhecida
A empresa responsável pela aplicação do biofertilizante foi notificada pelos técnicos da secretaria e a aplicação foi suspensa
Homem que morreu após choque elétrico será sepultado nesta quarta-feira
Os atos de encomendação e sepultamento de Victor Werle ocorrem às 18 horas desta quarta-feira (22), no Cemitério de Linha Picada Nova