Geral

Santa Cruz terá táxis adaptados para cadeirantes

Publicado em: 20 de março de 2017 às 11:02 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:13
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação / Prefeitura de Porto Alegre
    compartilhe essa matéria

    A expectativa é de que os novos prefixos comecem a operação até o final deste ano

    Buscando dar maior conforto e condições de acessibilidade para a população, a prefeitura de Santa Cruz do Sul dá andamento a um projeto para a colocação de dois táxis adaptados nas ruas do município.

    A expectativa é de que os novos prefixos comecem a operação ainda neste ano. O projeto, ainda em fase de estudo para abertura de licitação, pretende atender as demandas de portadores de deficiência, crianças que necessitam de equipamentos de segurança, gestantes, cadeirantes, além de enfermos e idosos que necessitem de ajuda na locomoção.

    Segundo o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, os dois novos pontos ainda não foram definidos, mas devem se localizar nas proximidades dos Hospitais Ana Nery e Santa Cruz, com objetivo de atender aos principais polos de demanda de usuários com mobilidade reduzida, abrangendo a área geográfica da cidade. “É extremamente importante e um direto da nossa comunidade ter esse serviço. Estamos estudando e também visitando cidades que já contam com os veículos adaptados para ver o que funciona e o que não funciona para podermos garantir aqui o melhor serviço”, disse.

    Além dos dois novos pontos para táxis adaptados, a Prefeitura de Santa Cruz vai abrir processo de licitação para ampliação do número de pontos no município. Os detalhes de ambos os processos licitatórios devem ser divulgados em breve. Atualmente, o município conta com 79 táxis. 

    Como funciona em Porto Alegre

    Na capital os veículos são do tipo utilitário, possuem elevador elétrico, feitos em aço e suportam até 485 kg. O equipamento é operado por controle remoto, e permite o acesso do cadeirante no veículo em pouco mais de um minuto.

    A capacidade do táxi adaptado é de cinco passageiros. Com o cadeirante, o número muda para quatro. Ao todo, são 85 carros que contam com o serviço na Capital.