Iniciativa do Sindicontábil Vale do Rio Pardo foca na destinação de parte do imposto para entidades e projetos sociais regionais
O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil) realiza a segunda edição do projeto “Ensinando a Destinar”. O evento tem como foco a mobilização do contribuinte para destinação de até 6% do valor do imposto de renda devido pela pessoa física, para que desenvolvem projetos sociais na região. Neste ano, o Ensinando a Destinar ocorre em Santa Cruz do Sul, Sobradinho e Venâncio Aires.
Conforme o presidente do Sindicontábil, Ernani Baier, a meta é mobilizar cada vez mais o contribuinte para elevar o valor arrecadado para programas sociais nas áreas da criança, adolescente, idoso e esportes. “São muitas entidades que podem ser beneficiadas com este repasse. E para o contribuinte, não muda nada, pois não há alteração no total a pagar, apenas na forma como ele é declarado e repassado ao Fisco”, ressalta.
Em 2023, a entidade realizou duas manhãs de evento de informação junto à Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul. Neste ano, a ideia é ampliar o raio de atuação, levando para Sobradinho e Venâncio Aires o Ensinando a Destinar, estendendo a iniciativa aos maiores municípios de atuação da entidade. “Trata-se de uma ação realizada também com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS). Uma grande ação para elevar o resultado final com as destinações dos contribuintes”, complementa Baier. No município de Santa Cruz do Sul, o CRC-RS é representado pelo delegado regional Norberto Haas. Em Venâncio Aires é a Aline Gauer a delegada regional.
De acordo com a diretora de comunicação do Sindicontábil, Clari Schuh, haverá uma parceria também com as prefeituras de Santa Cruz do Sul, onde o evento ocorre na Praça Getúlio Vargas, dia 9 de março; com a Administração de Venâncio Aires, para realizar o Ensinando a Destinar no Largo do Chimarrão, dia 16 de março e, concluindo a rodada de eventos itinerantes, dia 23, no município de Sobradinho, em parceria com a Prefeitura, na Praça Três de Dezembro. “Com a expansão da atividade em outros municípios acreditamos que teremos um maior contingente de participações, pois nas cidades serão realizadas ações paralelas, no mesmo momento. Isso tudo contribui muito para o crescimento da arrecadação dos conselhos municipais com as destinações dos contribuintes”, ressalta Clari.
Como participar
O contribuinte que optar pelo modelo completo da declaração de renda pode destinar até 6% do total do imposto devido para projetos das áreas de cultura, fundo do idoso, fundo da criança e adolescente, ou 7% quando destinado para projetos esportivos.
Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos).
Notícias relacionadas
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira
Evento festivo de cursilhos mobiliza cursilhistas de 51 paróquias
Utreia, realizada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), ocorreu no último sábado
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo