Depois do aumento para 11 vereadores em 2013, Presidente encaminha ofício propondo redução
Não é à toa que muitos vera-cruzenses respondem “não sei” quando questionados sobre a quantidade de vereadores em Vera Cruz. Até o final de 2016, o Município tinha nove. Nas eleições de outubro foram eleitos 11, porque em 2013 um projeto foi aprovado com apenas um voto contrário, aumentando o número de cadeiras no Legislativo. Agora, passados alguns dias do início da atual legislatura, o presidente Eduardo Viana encaminha um ofício aos colegas informando que tem a proposta de reduzir para nove, ou seja, voltar o que era até o fim do ano passado. O projeto acaba indo contra a votação de 2013, pois Viana e mais sete foram favoráveis ao aumento. Na época, apenas quem votou contrário foi a vereadora Maria de Fátima Gomes dos Santos. Durante as discussões e votações do projeto, a comunidade participou em peso e clamava para que os legisladores não aumentassem as cadeiras. Há quatro anos, isso não foi suficiente. E agora, a pressão será?
Para que o projeto propondo a redução do número de vereadores possa ingressar na casa, é necessário ter a assinatura de um terço dos vereadores, ou seja, pelo menos quatro. Após entrar no Legislativo ele será discutido e passará por dois turnos de votação, como ocorreu em 2013, quando foi aumentado. De acordo com o assessor jurídico da Câmara de Vereadores, Marcelo Schmidt, para que ele seja aprovado e, consequentemente, em 2020 sejam eleitos apenas nove vereadores, dois terços dos atuais vereadores precisam ser favoráveis. De um universo de 11, pelo menos oito precisam votar a favor (nos dois turnos).
Confira a matéria completa, inclusive com as posições de cada um dos vereadores sobre o assunto na edição impressa do Jornal Arauto deste sábado.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos