Ele teria saído de casa no fim de semana, contrariando decisão judicial. Na manhã desta quinta-feira foi conduzido ao Presídio Regional
Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Civil de Vera Cruz, capitaneada pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho, efetuou a prisão preventiva do acusado por atropelar o ciclista César Augusto Swaroswky, que aconteceu na localidade de Linha Andréas, interior de Vera Cruz, em 27 de outubro de 2024. A prisão foi decretada pelo Juiz Guilherme Jasper na noite de quarta-feira (18) pelo descumprimento de medida cautelar pelo fato do acusado ter saído de casa ao final de semana e, com o agravante de ter, segundo testemunhas, ameaçado o pai da vítima e um policial. O acusado foi encaminhado ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
Em depoimento, o acusado confessou ter saído no sábado (14) para ir à missa na Igreja Católica Santa Teresa, em frente da Praça José Bonifácio, depois teria ido a um estabelecimento e para casa. Também disse que bebeu vodka com energético no sábado, que faz uso de bebidas alcoólicas com frequência e que estaria ciente do descumprimento da ordem judicial. No entanto, alegou que não lembrava de ter proferido ameaças a qualquer pessoa.
Ao decretar a prisão preventiva, cumprida na residência do acusado, além de descumprir as medidas cautelares, o juiz entendeu como agravante o fato do acusado ter proferido ameaças contra pessoas que trabalham ou auxiliam na elucidação dos fatos.
A medida cautelar prevê, entre outras coisas, proibição de acesso a Bares, boates casas noturnas e casas de prostituição; aos bares e estabelecimentos comerciais das testemunhas citadas no feito, proibição de manter contato com pessoa determinada quando, por circunstâncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado dela permanecer distante; Recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga quando o investigado ou acusado tenha residência e trabalho fixos. E no fim de semana, o acusado foi flagrado em um estabelecimento do centro de Vera Cruz.
Polícia concluiu inquérito que indicia motorista por tentativa de homicídio
Em meados deste mês de dezembro, a Delegacia de Polícia de Vera Cruz concluiu o inquérito e remeteu ao Judiciário. A delegada responsável pela Delegacia de Polícia de Vera Cruz, Lisandra de Castro de Carvalho, frisou que “não houve apenas uma lesão de trânsito, ele assumiu o risco de matar”. A perícia confirmou que não haveria dúvidas que foi o carro do acusado, de 55 anos, que atropelou o ciclista, deixando-o com múltiplas fraturas, internado no Hospital Santa Cruz. Afirmou a delegada Lisandra que se concluiu pela tentativa de homicídio com pelo menos dolo eventual, quando a pessoa assume o risco do resultado por sua conduta. Tudo isso, ainda, potencializado pela ingestão de bebida alcoólica.
Leia também
- “Não houve apenas uma lesão de trânsito, ele assumiu o risco de matar”, frisa delegada sobre atropelamento de ciclista
- “Se uma pessoa passa por cima de outra de carro, propositalmente, o que mais é capaz de fazer?”, diz ciclista atropelado em Vera Cruz
- Direto ao Ponto – Grupo de Ciclistas Organiza Manifestação
- Após atropelamento, ciclistas realizam manifestação para pedir paz e segurança no trânsito