Lançamento da obra audiovisual ocorreu na noite desta quinta-feira
O Grupo Arauto de Comunicação e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançaram, na noite desta quinta-feira (19), o documentário “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações”, que conta a caminhada, o desenvolvimento e o legado dos antepassados em todo o Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Coworking Cultural.
Com 48 minutos, a obra audiovisual esta dividida em quatro partes: a chegada, a expansão, a fé e o legado. Segundo o jornalista Pedro Thessing, um dos responsáveis pelo projeto, contou que “as pessoas vão encontrar, no documentário, a história desde a chegada, a construção, a espiritualidade e também o legado. São etapas diferentes, mas que a gente fez uma questão completa. Não só contar a chegada dos imigrantes, mas o que eles construíram ao longo do tempo e foram deixando”.
O presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger, disse que Santa Cruz foi um dos municípios que mais se destacou durante a celebração. “Como coordenador de mais de 80 cidades, mais de 70 instituições, centenas de pessoas diretamente envolvidas, eu percebi aonde o tema da imigração alemã era levado, não apenas a sério, mas era levado como se fosse a coisa mais importante da vida da nossa gente. Não de uma maneira exclusiva, não de uma maneira excludente, de uma maneira em que as pessoas todas se sentissem acolhidas e é assim que a gente se sente em Santa Cruz do Sul“, apontou.
O diretor-presidente do Grupo Arauto, Luís Carlos Dhiel, ressaltou o compromisso da empresa em contar a história de famílias e povoados que contribuíram com o desenvolvimento de cidades e cultivaram a tradição e costumes do povo alemão.“Para nós é um momento ímpar poder apresentar o resultado final deste trabalho que se construiu a muitas mãos. Vamos reiterar essa nossa gratidão pela oportunidade e a satisfação em podermos estar entregando este trabalho, que promete ser um marco e um registro histórico contando a chegada dos imigrantes, as dificuldades, suas particularidades e tudo que eles fizeram para que nós, hoje, pudéssemos estar aqui, descendentes de imigrantes alemães”, expressou.
Representando a prefeitura municipal, o diretor de Cultura, Dinho Barbosa, destacou que a Administração trabalhou para garantir políticas públicas para preservar, valorizar e dar continuidade ao legado dos imigrantes. “O legado está posto e está feito. Esse trabalho todo que foi feito pela Comissão foi muito importante, com muito profissionalismo. Embora todos voluntários, foi muito profissional, levaram muito a sério”, afirmou.
O documentário é uma edição especial oriunda de 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. O filme foi produzido pela equipe do Grupo Arauto de Comunicação: Pedro Thessing, Milena Mueller e Mariana Schneider, e contou também com a participação do professor e pesquisador Jorge Luiz da Cunha, que auxiliou na produção dos 15 primeiros episódios da série e acabou falecendo em 23 de agosto de 2024.
Assista o documentário:
Notícias relacionadas

Projeto Arte da Palavra incentiva a leitura e a produção cultural brasileira em Santa Cruz
Iniciativa do Sesc ocorre nesta segunda-feira, no Coworking Cultural

FOTOS: soberanas desfilam no Centro de Vera Cruz
Carreata ocorreu na tarde deste domingo

Núcleo de Cultura de Venâncio Aires planeja novas obras de melhoria no museu
Edifício Storck, que abriga os serviços, apresenta problemas estruturais que prejudicam o acervo

Mateada encerra campanha Março Lilás em Santa Cruz
Encontro ocorre neste domingo, na Praça da Bandeira