Maioria dos parlamentares era contra o retorno do feriado para o dia do aniversário do município
Um dos assuntos mais recorrentes dos últimos anos em Venâncio Aires ganhou um novo capítulo na noite desta segunda-feira (19).
O projeto de lei número 0046/2022 – que prevê o retorno do feriado para 11 de maio, dia do aniversário do município e não mais em 25 de julho, Dia do Colono e Motorista – estava na ordem do dia. O documento, inclusive, já havia entrado na pauta de outra sessão, mas após pedido de vistas foi retirado.
Nesta segunda, o presidente da Casa Legislativa, Benildo Soares, fez a leitura da justificativa do projeto e abriu espaço para comentários dos vereadores. A expectativa e o que se acompanhava nos bastidores é que o projeto seria aprovado pela maioria.
No entanto, após manifestações, alguns parlamentares de oposição começaram a articular e a maioria passou a ser contrária ao projeto. Diante do posicionamento de Ezequiel Stahl, Renato Gollmann, Diego Wolschick, Eligio Weschenfelder, Sandra Wagner, Alexandre Fernandes, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Claidir Kerkhoff Trindade e Clécio Espíndola, a maioria dos vereadores, o projeto de lei seria reprovado.
Com a mudança de cenário e uma possível derrota, o presidente da Câmara de Vereadores e autor do projeto, Benildo Soares, decidiu retirar o projeto de votação. "Vou retirar o projeto e vou fazer uma pesquisa ali na rua e vocês só vão poder acompanhar. Tudo isso é dor de cotovelo, porque vocês queriam estar na mesa, mas não estão", disse aos demais vereadores.
Pesquisa com a população
Para dar validade ao Projeto de Lei, uma enquete foi realizada em maio, durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Na oportunidade, cerca de 92% dos participantes se manifestaram a favor do retorno do feriado para 11 de maio.
Após, em setembro, a Câmara de Vereadores, por orientação do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), realizou uma audiência pública. Comunidade, parlamentares e representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) participaram. Novamente, a maioria se mostrou favorável a mudança.
Notícias relacionadas
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado