Mutirão se estenderá até as 20h30 de hoje, e deve ser retomado nesta quarta-feira
Para o Combate ao Aedes aegypti, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul, uniram forças na batalha contra o mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus.
Nesta terça-feira (19), 35 militares, acompanhados por agentes de saúde e agentes de combate a endemias iniciaram a visita a 975 moradores do Bairro Schulz, na tentativa de eliminar possíveis criadouros. O mutirão se estenderá até as 20h30 de hoje, e deve ser retomado nesta quarta-feira, 20, a partir das 14h30.
O reforço do 7º BIB amplia o poder de vigilância. “Precisamos eliminar criadouros, locais com água parada, para que o mosquito não possa depositar os ovos e não se prolifere nos bairros vizinhos”, frisou o coordenador do departamento de ações de combate ao Aedes da Vigilância Sanitária, Leonardo Rodrigues. A secretária da pasta, Renice Vaccari, acompanhou o início das atividades no CTG Lanceiros de Santa Cruz.
Um carro de som está passando pelo bairro avisando os moradores para limparem seus pátios e colocarem em frente às suas residências materiais e objetos descartados que serão recolhidos por caminhões da Prefeitura.
Os números do foco do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, chegam a 172 em Santa Cruz do Sul. E o Bairro Schulz é o mais atingido, conforme a Vigilância Sanitária, com 90 focos. Comparados com os do ano passado, os dados são assustadores: no mesmo período o município teve apenas 20 focos. Destes, 18 eram no Schulz e outros dois foram registrados no Bom Jesus. O aumento no número de focos do mosquito em apenas um ano foi de 760%.
Notícias relacionadas
Correios divulga resultado preliminar do concurso público
O concurso público nacional dos Correios mobilizou mais de 1 milhão de candidatos de todo o Brasil, que realizaram as provas em 15 de dezembro de 2024 para concorrer a 3.511 vagas
Caminhão da Prefeitura sai da pista e motorista tem ferimentos leves
A ocorrência foi na localidade de Linha Brasil, na ERS-422, na tarde desta sexta-feira (17)
Igreja será construída no Mosteiro Santíssima Trindade
Edificação, em formato hexagonal, que será construída junto ao sino do Mosteiro
Região segue com locais próprios para banho segundo relatório da Fepam
Quinto boletim de Balneabilidade também apresenta pontos impróprios para a comunidade