Política

Câmara realiza hoje sessão que pode culminar na cassação de parlamentares e vice-prefeito

Publicado em: 19 de novembro de 2020 às 07:19 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 00:01
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Comissão Parlamentar Processante concluiu trabalhos. Documento produzido tem com 82 páginas

    A audiência que pode culminar na cassação dos envolvidos no esquema Fura-Fila de Vera Cruz será realizada nesta quinta-feira (19), a partir das 13h30min, na Câmara de Vereadores. A Comissão Parlamentar Processante (CPP) instalada para apurar a denúncia trabalhou nos últimos meses na oitiva de testemunhas, coletas de provas e formatação do relatório. 

    Pode ser casados e perder os direitos políticos ao final do encontro os atuais vereadores Mártin Nyland, Eduardo Viana e Marcelo Carvalho, bem como o atual vice-prefeito, Alcindo Iser, todos filiados ao PTB. Se a opção for pela cassação, eles perdem de imediato o mandato e ficam inelegíveis pelo período de oito anos. No pleito de domingo, todos concorreram a cargos no Executivo e no Legislativo local, mas apenas Mártin se reelegeu vereador.

    De acordo com Flávio Schunke, o documento produzido pela Comissão com 82 páginas deve ser lido por completo no plenário para que depois os itens sejam votados um a um pelos vereadores presentes na sessão ordinária.

    O QUE FOI O FURA-FILA

    O Fura-Fila foi uma investigação iniciada pelo Ministério Público, que havia descoberto um esquema de beneficiamento de munícipes, seja em consultas médicas, exames, cirurgias e outros, bem como na distribuição de material agrícola. Em dezembro de 2017, dez pessoas foram afastadas de suas funções públicas em Vera Cruz. Tempo depois, o MP remeteu ao Judiciário a denúncia, apontando oito nomes. O processo segue na Justiça. Em agosto deste ano, a denúncia entrou na Câmara de Vera Cruz, abrindo, então, a CPP.