Comissão Parlamentar Processante concluiu trabalhos. Documento produzido tem com 82 páginas
A audiência que pode culminar na cassação dos envolvidos no esquema Fura-Fila de Vera Cruz será realizada nesta quinta-feira (19), a partir das 13h30min, na Câmara de Vereadores. A Comissão Parlamentar Processante (CPP) instalada para apurar a denúncia trabalhou nos últimos meses na oitiva de testemunhas, coletas de provas e formatação do relatório.
Pode ser casados e perder os direitos políticos ao final do encontro os atuais vereadores Mártin Nyland, Eduardo Viana e Marcelo Carvalho, bem como o atual vice-prefeito, Alcindo Iser, todos filiados ao PTB. Se a opção for pela cassação, eles perdem de imediato o mandato e ficam inelegíveis pelo período de oito anos. No pleito de domingo, todos concorreram a cargos no Executivo e no Legislativo local, mas apenas Mártin se reelegeu vereador.
De acordo com Flávio Schunke, o documento produzido pela Comissão com 82 páginas deve ser lido por completo no plenário para que depois os itens sejam votados um a um pelos vereadores presentes na sessão ordinária.
O QUE FOI O FURA-FILA
O Fura-Fila foi uma investigação iniciada pelo Ministério Público, que havia descoberto um esquema de beneficiamento de munícipes, seja em consultas médicas, exames, cirurgias e outros, bem como na distribuição de material agrícola. Em dezembro de 2017, dez pessoas foram afastadas de suas funções públicas em Vera Cruz. Tempo depois, o MP remeteu ao Judiciário a denúncia, apontando oito nomes. O processo segue na Justiça. Em agosto deste ano, a denúncia entrou na Câmara de Vera Cruz, abrindo, então, a CPP.
Notícias relacionadas

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago