O município de Santa Cruz, por exemplo, já ultrapassou 2 mil casos da doença
A região pertencente à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde registrou nesta semana um total de quatro mortes por coronavírus. Além disso, também é contabilizado um aumento significativo no número de casos positivos, o que tem gerado preocupação. Somente nesta quinta-feira, em Santa Cruz, foram 51 casos positivos a mais. O município já ultrapassou os 2 mil casos da doença. Ao longo da semana, aumentaram os casos também em outros municípios da região, além de registros de óbitos em Santa Cruz, Venâncio Aires e Rio Pardo.
Mesmo com os óbitos, a coordenadora regional da Vigilância Epidemiológica, Beanir Lara, destaca que a expectativa é de que a região não fique em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado, isso porque não é registrada uma ocupação de 100% nos leitos de UTI, um dos fatores levados bastante em conta para a classificação. Contudo, ela observa que tem sido registrado um aumento de casos ativos de coronavírus e de quadros clínicos em hospitais. Esse crescimento, de acordo com a enfermeira, ocorre devido à flexibilização recente de diversas atividades, aumento de aglomerações e do número de testagem que teve, como consequência, mais diagnósticos da doença. Além disso, a profissional explica que o fato de ocorreram as flexibilizações fez muitas pessoas acharem que a pandemia acabou, deixando os cuidados básicos de lado, como o uso de máscara e álcool em gel.
Ocupação nas UTIs
De acordo com dados repassados pela 13ª coordenadoria, a região conta com três hospitais que têm UTI, sendo o Hospital São Sebastião Mártir – de Venâncio Aires -, Hospital Santa Cruz e o Hospital Ana Nery. O Hospital Santa Cruz tem ao todo 20 leitos de UTI e desse número 16 estão ocupados no momento. Dos 16, cinco pacientes estão com covid-19, um está com suspeita da doença e outros 10 estão no local por outros motivos.
Já o Hospital Ana Nery está com 50% da ocupação de leitos de UTI. De um total de 12 leitos, seis estão ocupados. Dois pacientes estão com casos suspeitos de covid-19 e quatro apresentam outros problemas de saúde.
Em relação ao Hospital São Sebastião Mártir, dos 18 leitos de UTI da instituição de saúde, 13 estão ocupados. Quatro pacientes são confirmados, cinco são suspeitos e quatro estão internados por outros motivos.
Quanto aos leitos clínicos com pacientes suspeitos e confirmados de covid-19, o Hospital Santa Cruz está com 15% de ocupação, o Hospital São Sebastião Mártir 64% e o Ana Nery 77,8%.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários