O gabarito oficial das provas será divulgado até 1º de dezembro
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 será realizado hoje (19) em 564 municípios. A prova tem o objetivo de marcar a conclusão dos ensinos fundamental e médio. Mais de 1,5 milhão de pessoas farão a prova. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano serão 301.583 participantes do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio.
O gabarito oficial das provas será divulgado até 1º de dezembro no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda não foi confirmada a data de divulgação do resultado individual.
O exame será aplicado em dois turnos. De manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45; os testes começam às 9h e terminam às 13h, no horário de Brasília. Os candidatos do ensino fundamental farão provas de ciências naturais, história e geografia. Para o ensino médio, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias.
No turno da tarde, os portões abrem às 14h e fecham às 15h15. O exame começa às 15h30 e vai até as 20h30. Os candidatos do ensino fundamental farão as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação. Para o ensino médio, haverá os testes de linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
De acordo com o MEC, as provas objetivas terão, cada uma, 30 questões de múltipla escolha. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento, informa o MEC.
Além da certificação de conclusão do ensino médio ou do fundamental, as secretarias estaduais de Educação e os institutos federais de Educação Ciência e Tecnologia poderão utilizá-lo para declarações de proficiência, com critérios definidos por cada instituição.
Notícias relacionadas
Governo do Estado realiza interiorização na Região Central e anuncia repasses a hospitais
Em Candelária, Brito e Arita participaram do anúncio da destinação de R$ 885 mil para aquisição de mamógrafo digital ao hospital da cidade
FAB abre processo seletivo para serviço militar temporário em 2025
As inscrições para o processo seletivo terão início nesta quinta-feira (16), a partir das 10h e poderão ser realizadas até 30 de janeiro
Saber ler e escrever
Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação nota mil. O Rio Grande do Sul não teve nenhum
Por Moacir Leopoldo Haeser
TCE-RS apura suposto sobrepreço na compra de telas interativas em Santa Cruz
Ação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul apura compras feitas entre 2019 e novembro de 2022