Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
A série “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações” chega ao nono episódio. Lançado nesta quinta-feira (21), o conteúdo foi captado na localidade de Boa Vista, 2º distrito de Santa Cruz do Sul. Neste local, em 2 de agosto de 1854, o então vigário de Rio Pardo celebrou a 1ª missa na localidade que faz parte do roteiro dos caminhos da imigração.
Quem ajuda a reconstruir a história neste episódio é o professor e historiador Jorge Luiz da Cunha, os padres Dario Backes e Silvino Hammes, além do comunicador Pedro Thessing.
O primeiro episódio da série, lançado em janeiro, mostrou a chegada dos alemães ao Estado. Já o segundo, lançado em fevereiro, trouxe o início da colonização no Vale do Rio Pardo. No terceiro, divulgado em março, foi contado um pouco sobre a chegada dos migrantes a Santa Cruz do Sul, mais especificamente a localidade de Linha Santa Cruz.
O quarto, lançado em abril, trouxe a importância da Praça Protásio Alves, ou Praça da Matriz, de Rio Pardo, como centro da economia e os negócios da época. Já o quinto episódio, lançado em maio, contou os destaques da construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a época de Colônia de Santa Cruz, assim como a influência da cultura francesa na organização da sede, como as heranças de arquitetura e planejamento de ruas, muito baseado no modelo de Paris.
O sexto episódio, lançado em junho, contou a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Rio Pardinho, que foi inaugurada em 1866 e teve a primeira torre construída e autorizada. O sétimo episódio da série, de julho, conta sobre a chegada dos primeiros imigrantes alemães nas localidades de Formosa, Ferraz e Rio Pardense. O oitavo episódio contou sobre a chegada dos imigrantes alemães em Monte Alverne, distrito de Santa Cruz do Sul desde 1861
Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.
Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.
Episódio 1 – A chegada ao Rio Grande do Sul
Episódio 2 – A chegada ao Vale do Rio Pardo
Episódio 3 – A chegada em Linha Santa Cruz
Episódio 4 – Praça da Matriz, em Rio Pardo
Episódio 5 – Construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a Colônia
Episódio 6 – A chegada dos primeiros imigrantes alemães em Rio Pardinho, em 1852
Episódio 7 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Formosa, Ferraz e Rio Pardense
Episódio 8 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Monte Alverne
Veja o nono episódio da série em vídeo:
Notícias relacionadas

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás

Unisc marca presença na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Vice-reitora e coordenador da Assessoria Internacional participaram da programação

Anatel e Ancine fazem acordo para combater pirataria de filmes e séries
Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais

Prefeitura de Santa Cruz planeja ampliar rede de luz trifásica no interior
Secretaria de Agricultura deseja criar projetos para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores rurais