Geral

No Dia do Gaúcho, Elemar é o “esteio” dos vale-solenses

Publicado em: 19 de setembro de 2022 às 17:47 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 09:42
  • Por
    Gabriel Fuelber
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Um dos fundadores do CTG Tropeiros do Vale, Elemar Scherer é referência quando o assunto é cultura gaúcha no município

    Q uando se fala em tradicionalismo no município de Vale do Sol, é impossível não citar Elemar da Silveira Scherer. Sendo um dos fundadores do CTG Tropeiros do Vale, o  caminhoneiro aposentado dedicou grande parte da sua vida a cultuar a tradição gaúcho em território vale-solense.

    Figura emblemática do tradicionalismo local, Elemar Scherer viverá um 20 de setembro diferente neste ano. Por conta de problemas de saúde, não irá participar do tradicional desfile com o seu cavalo. “Sempre que pude participei do desfile montado no meu cavalo. É uma preparação que me deixava muito animado, mas que neste ano não poderei realizar. Mas, tentarei ir ver para aplaudir  e acompanhar meus netos me representando, como sempre desejei”, conta.

    Envolvido com o CTG local desde a sua fundação, em 1991, Scherer conta que era o responsável por transportar os cavalos para os rodeios, fato que o levou para diversas regiões do Estado. Na entidade, sempre ocupou algum cargo na patronagem, sendo patrão do CTG, patrão da campeira e vice-patrão, cargo que ocupa atualmente.Sobre a Semana Farroupilha, o vale-solense salienta que é um momento de reviver, lembrar e manifestar a cultura gaúcha, principalmente entre os jovens. “Sempre fiz questão de trazer as crianças e jovens para participarem das festividades, desfiles e promoções, colocando meu caminhão à disposição para levar aquelas pessoas que não andam de cavalo para sentirem-se integrados”, destaca, emocionado.

    Por fim, Scherer é enfático ao definir o sentimento de vivenciar mais um 20 de setembro. “Sinto orgulho. Não podemos deixar cair no esquecimento a nossa tradição. Tenho filhos e netos, e quero mais do que nunca passar esse legado para eles. O dia 20 de setembro sempre é muito especial para mim, sempre me preparei com antecedência para junto da minha família, transmitir a todos o que  há de mais bonito no tradicionalismo. Um legado de geração para geração”, conclui Elemar Scherer.

    Desfile

    Nesta terça-feira, dia 20, a partir das 9 horas, terá início o tradicional desfile em comemoração ao Dia do Gaúcho, com saída da sede do CTG, indo em direção ao centro da cidade e por fim retornando ao ponto de partida. Neste ano, o desfile contará com a participação do Projeto Pessoas com Deficiência (PPD), além de outras entidades e iniciativas locais.