Brigada Militar e Vigilância Sanitária realizaram um operação conjunta
Na manhã desta terça-feira (19) a Brigada Militar e a Vigilância Sanitária de Rio Pardo apreenderam aproximadamente 800Kg de Carne de Gado e Suína em dois estabelecimentos do município, que não tiveram o nome revelado. A quantidade de carne sem inspeção e procedência foi acima do esperado pelos responsáveis da operação. Os proprietários foram autuados pelo crime contra economia popular, visto que, ferem a livre concorrência. Os produtos obtidos a partir do abate clandestino, sem a devida inspeção veterinária oficial, podem ser vetores de doenças e infecções alimentares.
Para a Brigada Militar a quantidade de carne apreendida na operação gera preocupação, pois busca-se combater o abigeato na região de todas as formas. Por isso a importância do consumidor saber onde é abatida a rês e verificar se o local possui autorização. Se não está autorizado é porque não preenche requisitos legais, desta forma, expõe ainda a saúde do consumidor e incentiva o comércio ilegal. Reforça ainda a BM, que mais operações como a de hoje serão realizadas.
Se identificado o produto no comércio, sem inspeção, a denúncia deve ser feita na Vigilância Sanitária do município. O consumidor deve comprar o produto bem embalado, refrigerado e, principalmente, com o selo Serviço de Inspeção, quer seja Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM), que atesta a qualidade.
Saiba mais
O consumo pode provocar uma série de prejuízos à saúde dos consumidores, como tuberculose, brucelose e cisticercose, infecções e intoxicações alimentares, causadas por microorganismos que contaminam os produtos de origem animal, cujos sinais variam de diarréias, dores abdominais, febre, abortos e até mesmo demência, confusão mental e óbito.
Notícias relacionadas
Dois automóveis se envolvem em acidente em Santa Cruz
Apenas danos materiais foram registrados, conforme informações da Brigada Militar
Mulher é agredida a chute durante assalto em Santa Cruz
Criminoso chegou ao local em uma motocicleta e roubou a bolsa da vítima
Vítima de assalto em Minas do Leão é resgatada em Encruzilhada do Sul
Suspeitos fugiram para um matagal e não foram localizados
Vale do Rio Pardo teve 49 homicídios no ano passado; veja os números por município
Levantamento foi realizado pela reportagem do Grupo Arauto