Região

Gincana resulta na realização de 5,8 mil testes de hepatites virais

Publicado em: 19 de agosto de 2021 às 17:22 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 22:22
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    No total, foram detectados 11 exames positivos em apenas uma semana

    Uma competição promovida entre as Unidades de Saúde de Venâncio Aires resultou na multiplicação de testes de hepatites B e C durante o mês de julho, na rede pública de saúde do município. O Julho Amarelo – mês voltado para a conscientização das hepatites virais – contou com mais de 5,8 mil testes realizados e 11 doentes detectados em apenas uma semana. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Tecla foi a campeã da gincana e recebeu como premiação um filtro de água para a unidade e um café colonial para a equipe.

    Das quatro equipes participantes, a ESF Santa Tecla realizou 1.892 testes na última semana de julho e foi a vencedora. O Posto Materno Infantil realizou 1.575 testes; ESF Coronel Brito, 1.391 testes e Caps AD, 948 testes. Destes, oito exames deram positivo para Hepatite C e três positivos para Hepatite B e já iniciaram o tratamento imediatamente.

    HEPATITE

    As hepatites virais atacam principalmente o fígado e podem provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte. Há diferentes tipos de hepatite viral: A, B, C, D e E. Cada um é provocado por um agente infeccioso diferente. Embora tenham particularidades, todas as versões não tendem a apresentar sintomas claros no começo.