Homenagem foi concedida na noite desta segunda-feira
A noite desta segunda-feira (19) foi marcada por homenagem na sessão solene da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, isso porque o vereador Hildo Ney Caspary (Progressistas) ingressou com projeto de lei que concedeu o título de Cidadão Honorário ao professor Nestor Raschen, atual diretor do Colégio Mauá.
A homenagem contou com a presença de familiares de Raschen, além de autoridades como secretários de Santa Cruz do Sul e o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff.
O professor comemorou o reconhecimento: "É uma alegria, uma grande honra. Me alegra, porque a honraria vem da cidade que eu amo e que adotei como minha cidade de coração. Sou do interior, de Vale do Sol, e recebo essa honraria com muita satisfação em nome da minha família, do Colégio Mauá, e de todos os educadores".
TRAJETÓRIA
Raschen nasceu no dia 25 de outubro de 1959, em Trombudo, atualmente Vale do Sol, filho dos agricultores, Cecilia e Alfredo Raschen. É casado há 37 anos com Núria Selenia Raschen, pai de três filhos Thiago e Matheus, já falecidos e, Samuel, que é professor de Matemática, e é casado com Sheila Bischoff Rocha. Samuel e Sheila têm dois filhos – Monique e Fernando.
Nestor fez seus estudos primários na Escola Estadual Guilherme Fischer, em Vale do Sol e o Ensino Médio na Escola Normal Evangélica de Ivoti. Possui graduação em Letras e pós-graduação em Administração Escolar. Iniciou suas atividades profissionais em 1978, como professor do Colégio Barão do Rio Branco, em Cachoeira do Sul, onde também exercia atividades na Comunidade Evangélica de Cachoeira do Sul.
Em 1980 transferiu-se para o colégio Mauá e acumulando diferentes funções, como professor, os seus antecessores de direção Harry Martim e Osvino Toiller, atuando como professor de ensino religioso, e também de alemão. Também na direção do Museu e Arquivo Histórico do Colégio Mauá. Segundo o discurso do vereador Hildo Ney Caspary, Nestor foi um convicto defensor dos valores defesa da família, da escola e dos valores cristãos na educação.
Entre 1980 a 1987 também exerceu funções pastorais na Comunidade Evangélica de Santa Cruz do Sul, onde foi responsável pela criação da Comunidade Apóstolo Pedro
Em Santa Cruz do Sul e responsável pela construção do templo evangélico da Comunidade Evangélica de Rio Pardo, em 1983. Em janeiro de 1987, a convite da Sociedade Escolar de Santa Cruz – mantenedora do Colégio Mauá e por indicação do Professor e Diretor Wilson Ademar Griesang, assumiu o cargo de vice-diretor geral do Colégio Mauá, deixando então o trabalho que exercia na Comunidade Evangélica.
De janeiro de 1987 a dezembro de 2013 agora então como vice-diretor da instituição, participou ativamente como braço direito do dDiretor Wilson numa caminhada de acompanhamento das evoluções, modernizações e conseqüentes transformações necessárias para que os alunos do nosso colégio Mauá como em todos os tempos tivessem o melhor ensino.
Neste período a instituição, construiu um moderno teatro, um complexo esportivo composto de ginásio, sala de ginástica e outros ambientes, adquiriu , reformou e ampliou o prédio onde hoje se encontra o complexo de educação infantil onde atende 200 crianças. Também houve a modernização de laboratórios, além da atualização constante do quadro de professores e funcionários. A equipe do colégio Mauá desenvolvia o projeto de construção de um novo, moderno e adequado prédio aos novos tempos e necessidades do ensino atual.
Em dezembro de 2013, o vice-diretor Nestor Raschen assumiu a direção geral do Colégio Mauá, substituindo ao professor Wilson Ademar Griesang.
Notícias relacionadas
Vereador aponta uso político e cobra climatização do Arnão da atual gestão
Serginho Moraes (PL) destaca que a climatização do Arnão é um projeto considerado complexo que exige um alto investimento
Sérgio Moraes admite possibilidade de rompimento do contrato com a Corsan: “podemos até municipalizar”
A declaração surge após a população relatar alterações no gosto e no cheiro da água que chega nas torneiras
Anúncio do secretariado do governo de Sérgio Moraes será em 1º de janeiro
Neste momento, o foco está na transição de governo, com visita às secretarias para levantamento da situação administrativa
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições