Colunista

Ronan Mairesse

Atitude e negócios

Lições

Publicado em: 19 de julho de 2024 às 16:25
compartilhe essa matéria

Ser grato, ser humilde, ter fé. Lições que aprendemos, mas que ficaram mais latentes na enchente

Não existe superação de um problema sem uma aceitação total da realidade. Tenho atendido e palestrado para muitos empresários e pequenos empreendedores nas últimas semanas e, muitos desses, vítimas das enchentes e da fúria dos rios que literalmente levaram tudo, principalmente na região dos vales.

Sem dúvidas, uma situação que somente quem viveu, sentiu e presenciou de verdade, tem a noção da experiência que foi ver todos os seus bens sendo destruídos pelas águas. Lembro que, há alguns meses atrás, me coloquei à disposição do SEBRAE da região de Lajeado para falar sobre superação na cidade de Muçum e mal sabia eu que em maio eu mesmo passaria por tudo o que eles viveram.

Em Canoas, eu perdi tudo, a água chegou aos incríveis três metros destruindo todos os meus bens, meus livros e as histórias da minha família. Não vou dizer que isso não me abalou, pois estaria mentindo, mas confesso que logo que saí resgatado das águas, além de ajudar as pessoas que assim como eu tinham perdido tudo, tracei um objetivo e desde então estou trabalhando duro para que eu chegue o mais rápido possível nele.

O que quero dizer com isso: me conscientizei que ficar olhando para trás, lamentando ou acusando os nossos governantes não iria adiantar, mas trabalhar organizado, com um plano em mãos e principalmente com Deus no coração era a melhor saída.

Tudo sem Deus é nada, um pouco com Deus é tudo! Ter Deus no coração é ver tudo que acontece com a gente como oportunidade de crescimento. Sei que é muito difícil para alguns, pois o apego à matéria é maior do que os seus sentimentos mais nobres.

Não existe nada de errado gostar das coisas materiais, mas o que desejo dizer é que quando a nossa visão de mundo é apenas viver para comprar, adquirir, estocar e etc, perdemos a chance de ver a felicidade nas coisas simples da vida.

Apego material exagerado faz com que a pessoa nunca esteja satisfeita com nada e ainda por cima reclame por não ter aquilo que merece.

Sempre digo, gratidão é ser feliz com o que você tem enquanto trabalha para ter aquilo que merece. Portanto, vale lembrar que aquele que é grato por estar vivo, por não ter perdido alguém que amava ou até mesmo os seus amigos pets, terá a força necessária para reconstruir.

Concordo que não será fácil e não é feio ter dias mais raivosos, ansiosos ou depressivos, somos seres humanos com sentimentos e precisamos sentir o que eles querem nos dizer e depois de uma boa noite de sono direcionar a nossa energia para alcançar os nossos objetivos.

Caso precise de ajuda, peça! Não caia nessa de que psicólogo e psiquiatra não é pra mim. Humildade também é reconhecer que precisa de ajuda e procurá-la.

Não fuja da realidade, aceite para ter a cabeça e força necessárias para começar do zero se for preciso.

Na vida, quando pleiteamos um lugar melhor, precisamos ter certeza de duas coisas: um, que com comprometimento e coragem um dia teremos tudo que merecemos, pois Deus sempre ajuda aquele que, com o seu trabalho, se dedica a continuar a sua construção divina. Dois: sempre existirão reveses, sempre existirão problemas, mas enfrentar cada um deles nos deixará mais fortes para conquistar tudo aquilo que merecemos.