Esportes

Campeonato de Schoffkopp celebra a imigração alemã

Publicado em: 19 de julho de 2024 às 09:12
CAMPEONATO CELEBROU OS 200 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ | DIVULGAÇÃO
compartilhe essa matéria

Jogo de cartas perpetuado pelas gerações ganhou segunda edição do torneio em Santa Cruz, com final na noite desta quinta-feira

Dentre tantas tradições que os imigrantes germânicos trouxeram para a região quando a colonizaram, os jogos estão entre os pontos de destaque e até hoje são cultivados. Para quem gosta do carteado, o Schoffkopp é motivo de diversão e encontro, e na noite desta quinta-feira (18), alvo de competição. Isso porque foi realizada a grande final do 2º Campeonato de Schoffkopp em Santa Cruz, com a Taça 200 anos da Imigração Alemã, no Salão Gralow, em Entrada São Martinho.

A promoção da Liga de Futebol  Sete São Martinho/Paredão contou com a organização conjunta da Comissão de Esportes dos 200 anos de Imigração Alemã. Na Taça de Ouro, a campeã foi a dupla Jair e Arai, do Flamengo de Entrada São Martinho. Em segundo lugar a dupla que representou o General Osório, Roque e Silvério. Na Taça de Prata, a dupla campeã foi Ailson e Enor, e vice Otávio e Elenor. Já na Taça Livre, Abílio e Rogério se sagraram os campeões, tendo como vice-campeões Nestor e Neldor.

Segundo Décio Hohscheidt, coordenador das finais do torneio, tudo começou como normalmente começam muitas coisas boas: numa roda de amigos que gostam de jogar. “A gente tem por hábito reencontrar os amigos e voltar a praticar o jogo que aprendemos com os pais. Era um jogo que estava morrendo e sentimos a necessidade de resgatar. Adaptamos para jogar em dupla e criar uma competição. E foi assim, começamos há dois anos dentro da Oktober, ano passado fizemos o primeiro campeonato. E assim vamos resgatando esse jogo trazido pelos nossos antepassados”, destacou ele.

Décio resume que se trata de um jogo com 20 cartas, bem rápido e muito divertido. Participaram da competição 16 duplas e, além das partidas, as famílias se encontram para desfrutar do jantar, um momento de integração no interior. “O jogo é a desculpa para a gente se encontrar. No futebol, no carteado, é no lazer que nos encontramos e fazemos novas amizades”, salientou.

Leia também