Mensagem do dia

Eternos adolescentes

Publicado em: 19 de julho de 2023 às 08:38 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 11:56
65e8842b6bc5a.jpg
compartilhe essa matéria

Disponível também em:

"Eu cuido de adolescentes de 30 anos". Foi isso o que me disse uma psicóloga em Pernambuco. Primeiro, eu não entendi. Mas, depois, ficou claro. Há homens – e são muitos – que, apesar da idade, se comportam como se estivessem com 15. E eles têm duas características básicas: andam em bando e colocam a culpa no mundo por seus problemas.
Sabe aquele cara que só sai com a turma, que não fica sozinho um fim de semana, que vive imerso no grupo de WhatsApp dos amigos? Pois é, ele é um adolescente.
Sabe aquela pessoa que responsabiliza os pais pela frustração pessoal, o chefe pela estagnação profissional e Deus pela falta de mudança? Pois é, ela é uma adolescente.
Então, agora, você anda na rua e conhece adolescentes de 35 anos, barbados, calvos e estressados. Mas, claro, eles não se enxergam imaturos.
E por que isso acontece? Porque a geração atual não aceita perdas. E uma fase só existe quando a anterior deixa de existir. Passar de uma etapa da vida para outra significa encerrar a primeira. Como não queremos perder nada, vamos arrastando a adolescência até o limite do possível. E o problema é que o tempo passa, as responsabilidades se impõem e o sujeito se frustra.
Se você não encerrar intencionalmente sua adolescência, ela nunca vai passar. Se ela nunca passar, você será um adolescente de 40 anos, dando em cima de meninas de 18 na balada e vivendo da mesada de alguém ou de um trabalho sem sentido. E, apesar da soma dos ridículos, você colocará a culpa no mundo, nos seus pais e em Deus por sua vida não fluir.
E preciso viver o luto da adolescência e perceber que tudo foi lindo porque foi no momento certo. A vida é feita de ciclos. Está na hora de viver um novo.

Samer Agi