Geral

Chuva rompe tubulação e danifica bueiro na Rua São José em Santa Cruz

Publicado em: 19 de junho de 2024 às 18:16 Atualizado em: 19 de junho de 2024 às 18:24
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Região enfrenta problemas de escoamento de água e um bueiro danificado pela correnteza

    A forte chuva dos últimos dias tem causado problemas em Santa Cruz do Sul. A situação preocupa os moradores da Rua São José, especialmente aqueles que vivem próximos ao final da rua, entre os bairros Pedreira e Senai , onde problemas de escoamento de água e um bueiro danificado pela correnteza estão causando prejuízos na região.

    A reportagem do Grupo Arauto esteve no local nesta quarta-feira (19) e conversou com o morador José Roberto de Freitas. Ele relatou que o bueiro foi danificado pela força das águas e agora está aumentado de tamanho, aproximando-se de sua casa. “É um bueiro que ficou bastante largo e fundo. O medo é que ele seja aumentado pela força da água e isso acabe afetando a estrutura da casa, ocasionando risco para mim e minha família”, contou.

    “E também não só para a gente. As pessoas que passam na rua, se alguém infelizmente cair em um buraco deste, certamente vai acabar sendo sugado pela água e encanamento, onde pode acontecer uma tragédia maior ainda”, afirmou.

    Além do bueiro danificado, os moradores enfrentam problemas recorrentes de escoamento de água na Rua São José. “Estourou um cano aqui. Eles acabaram deixando ali, organizaram um pouco, mas ainda está exposto”. A situação se agrava pelo fato da rua ser uma ladeira, transformando-se em um verdadeiro córrego durante as chuvas. “Então, esse escoamento acaba correndo todo para a rua e inundando as casas, ocasionando prejuízo em muros e nas residências”, disse.

    A reportagem entrou em contato com a Administração Municipal, que informou que no início da manhã, uma equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) constatou o rompimento de parte da tubulação. Com os canos quebrados, pedras rolaram para dentro da canalização, fazendo com que a água vazasse, invadindo a rua. A Seoi desobstruiu a tubulação e vai refazê-la.