Geral

Nova licitação prevê 35 containers e coleta diária de 14 toneladas de resíduos em Vera Cruz

Publicado em: 19 de maio de 2025 às 19:02
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Freepik
    compartilhe essa matéria

    Empresa vencedora será responsável pela instalação dos equipamentos, manutenção e limpeza periódica

    Vera Cruz avança na gestão de resíduos sólidos com a realização de uma licitação que busca contratar serviços de coleta regular e seletiva, transporte e transbordo de resíduos até a destinação final. Estimado em R$ 2 milhões, o processo está marcado para esta terça-feira (20), às 8h. A Prefeitura da Capital das Gincanas estima que cada habitante gere, em média, 450 gramas de resíduos por dia.

    Com base em dados consolidados dos últimos 12 meses, a geração média mensal de resíduos sólidos domiciliares é de aproximadamente 364,76 toneladas, o que representa uma coleta diária de 12,16 toneladas. Já na coleta seletiva, que inclui materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metais, a média mensal é de 4,8 toneladas ou 0,16 toneladas por dia, o equivalente a 20,5 gramas por morador.

    Para dar conta da demanda, Vera Cruz contará com 35 containers de mil litros, que serão alocados em pontos estratégicos do município. A empresa vencedora da licitação será responsável pela instalação dos equipamentos, manutenção e limpeza periódica. A coleta regular será realizada diariamente em dois turnos, com início às 6h e às 14h, por uma mesma equipe que utilizará caminhões compactadores.

    A coleta seletiva será realizada às terças e sextas-feiras na área urbana, com caminhões gaiola, e terá seus materiais destinados à Associação de Catadores do Município. O serviço cobre cerca de 585,17 quilômetros por mês, incluindo o transporte até a associação. Já o envio ao aterro sanitário, localizado no município de Minas do Leão, a 95 km de distância, resultará em uma quilometragem mensal de 2.386,4 quilômetros.