Empresa vencedora será responsável pela instalação dos equipamentos, manutenção e limpeza periódica
Vera Cruz avança na gestão de resíduos sólidos com a realização de uma licitação que busca contratar serviços de coleta regular e seletiva, transporte e transbordo de resíduos até a destinação final. Estimado em R$ 2 milhões, o processo está marcado para esta terça-feira (20), às 8h. A Prefeitura da Capital das Gincanas estima que cada habitante gere, em média, 450 gramas de resíduos por dia.
Com base em dados consolidados dos últimos 12 meses, a geração média mensal de resíduos sólidos domiciliares é de aproximadamente 364,76 toneladas, o que representa uma coleta diária de 12,16 toneladas. Já na coleta seletiva, que inclui materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metais, a média mensal é de 4,8 toneladas ou 0,16 toneladas por dia, o equivalente a 20,5 gramas por morador.
Para dar conta da demanda, Vera Cruz contará com 35 containers de mil litros, que serão alocados em pontos estratégicos do município. A empresa vencedora da licitação será responsável pela instalação dos equipamentos, manutenção e limpeza periódica. A coleta regular será realizada diariamente em dois turnos, com início às 6h e às 14h, por uma mesma equipe que utilizará caminhões compactadores.
A coleta seletiva será realizada às terças e sextas-feiras na área urbana, com caminhões gaiola, e terá seus materiais destinados à Associação de Catadores do Município. O serviço cobre cerca de 585,17 quilômetros por mês, incluindo o transporte até a associação. Já o envio ao aterro sanitário, localizado no município de Minas do Leão, a 95 km de distância, resultará em uma quilometragem mensal de 2.386,4 quilômetros.
Notícias relacionadas

Acisa premia ganhadores da promoção de Dia das Mães
Nove sortudos foram sorteados na última sexta-feira

Amvarp envia representação à Marcha dos Prefeitos, em Brasília
Presidente Nestor Ellwanger (o Rim) participa, acompanhado de outros chefes do Executivo do Vale do Rio Pardo

Decreto define medicina, direito e odonto como cursos presenciais
Nova política de educação a distância cria a modalidade híbrida

Furto de britas pode atrasar instalação de moradias provisórias em Rio Pardo
Espaço já estava pronto para receber as estruturas habitacionais, que agora correm o risco de não serem mais viabilizadas